02/06/2016 às 17:12, atualizado em 02/06/2016 às 17:13

Cine Brasília tem programação gratuita para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Três filmes com a temática serão exibidos na segunda (6) e na terça-feira (7)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

No domingo (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 com o objetivo de chamar a atenção do planeta para a preservação da natureza. Em homenagem à data, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU leva ao Cine Brasília uma programação voltada ao tema.

Na segunda (6) e na terça-feira (7), espectadores terão a oportunidade de assistir gratuitamente a três filmes que abordam o desenvolvimento sustentável ou a degradação do meio ambiente.

[Olho texto=”Na sequência das projeções, haverá bate-papos com convidados.” assinatura=””]

Nos dois dias, às 10 horas, será exibido Rio (2011), do brasileiro Carlos Saldanha. A animação traz a história de Blu, uma arara azul carioca capturada na floresta brasileira e levada para os Estados Unidos. Na esperança de encontrar uma fêmea para acasalamento e perpetuação da espécie ameaçada de extinção, o animal e seu dono voltam ao País e vivem uma grande aventura para escapar de caçadores.

Às 19h30, a temática passa das aves para os grandes mamíferos aquáticos. Em Blackfish (2013), a diretora estadunidense Gabriela Cowperthwaite aborda a situação das baleias orcas que vivem em cativeiro em parques aquáticos. O documentário mostra a violência sofrida pelos animais retirados da vida selvagem e do convívio social com outros da mesma espécie. Após a projeção, haverá bate-papo com o cantor pernambucano Lenine.

Na terça (7), o longa-metragem exibido às 19 horas será Instinto (1998), do diretor Jon Turteltaub. A ficção conta a história de um antropólogo encontrado em Ruanda dois anos após seu desaparecimento. Considerado louco pelos psicólogos que o atendem, o homem, na verdade, é um reflexo da violência sofrida pelos animais com os quais conviveu nas florestas africanas. Depois da exibição, os espectadores poderão conversar com um representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU.

 

Festival de Cinema do Dia Mundial do Meio Ambiente

6 de junho (segunda-feira)
Às 10 horas – Rio (2011)
Às 19h30 – Blackfish (2013)

7 de junho (terça-feira)
Às 10 horas – Rio (2011)
Às 19 horas – Instinto (1998)

No Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada franca

Edição: Marina Mercante