02/06/2016 às 10:07, atualizado em 08/12/2016 às 18:46

Cultura cigana será tema da Orquestra Sinfônica em junho

A ópera Carmen Habanera e a música Tzigane estão entre os destaques das apresentações

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Os concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em junho terão a cultura cigana como tema. Serão seis no mês, entre eles, dois com óperas cujos enredos trazem personagens dessa etnia. No dia 14 (terça-feira), a atração ficará por conta de Carmen Habanera, de Bizet. Em 28 de junho, os músicos interpretarão Tzigane (cigana, em húngaro), de Ravel. Ambas as apresentações ocorrerão no Teatro dos Bancários (314/315 Sul).

De acordo com o maestro titular, Claudio Cohen, o primeiro espetáculo do mês, no sábado (4), homenageará o meio ambiente, já que no domingo (5) celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. No repertório, estão as obras Pequena Sinfonia, de Charles Gounod, e Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis, de Ralph Vaughan Williams. A orquestra tocará no Museu Nacional, no Conjunto Cultural da República (na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária do Plano Piloto), às 17 horas.

programacao_orquestra_junho_AgenciaBrasilia

15 anos do Dnit

Na segunda-feira (6), a sinfônica fará parte das comemorações do 15º aniversário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Haverá concerto no auditório da autarquia federal (Setor de Autarquias Norte, Quadra 3), às 15 horas, com músicas clássicas a serem definidas pelo regente titular.

O francês Claude Debussy será a principal atração da terça-feira (7), com as composições Dois Prelúdios Espanhóis e Suite of Characters. Na mesma noite, a orquestra executará o Concerto para Violino em Ré Menor, de Bach, e a Sinfonia nº 104. Como os concertos de temas ciganos, este ocupará o palco do Teatro dos Bancários, às 20 horas, com entrada gratuita.

Em 21 de junho, além de Tzigane, o grupo sinfônico tocará Serenata para Sopro, de Mozart, e Concerto para Violino, de Sergei Prokofiev. A execução, novamente no Teatro dos Bancários, às 20 horas, terá solo da violinista norte-americana Francesca Anderegg.

A última apresentação da orquestra em junho está marcada para o dia 28 (terça-feira). No programa, Três Ponteios para Cordas, de Guarnieri; Gavotte, de Oiliam Lanna; e Fantasia para Violino e Sopros, de Gianluca Verlingieri. O concerto começará às 20 horas, também no Teatro dos Bancários.

Gratuitas

A entrada para todos os espetáculos no Teatro dos Bancários será franca, mas os ingressos precisam ser retirados com antecedência na bilheteria, das 13 às 20 horas, no dia dos concertos. Há 480 lugares na plateia.

Edição: Raquel Flores