03/06/2016 às 13:08, atualizado em 27/01/2017 às 16:23

Brazlândia comemora 83 anos com programação durante todo o mês

Para celebrar o aniversário haverá torneio de futebol, rodeio, exposição de artesanato, cerimônias religiosas e melhorias na infraestrutura

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

O mês das festas juninas vai ser bastante animado em Brazlândia. Diversos eventos vão agitar a cidade de dia e de noite, a partir desta sexta-feira (3). Para organizar a festa, a administração fez parcerias com a iniciativa privada e também investirá R$ 30 mil nas festividades.

Na sexta-feira (3), será feita uma sessão solene, no Salão do Centro de Educação Socioeducativo, às 19 horas. No sábado (4), haverá torneio de tênis, às 8 horas. A competição será no Setor Sul, na Área Especial, Conjunto C.

Igreja tradicional de Brazlândia.

A região administrativa é aniversariante e dedicou o mês para comemorar os 83 anos. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Fogos de artifício

O evento chamado Alvorada Festiva vai acordar a cidade no domingo (5), às 6 horas, com 30 minutos de fogos de artifício. Em seguida, os moradores poderão se divertir em um torneio de pesca ou em um passeio ciclístico. Todas as atividades se realizarão na Orla do Lago.

No mesmo dia, quem quiser jogar futebol de forma mais descontraída poderá participar do Torneio do Golzinho. O público-alvo são os adolescentes, e a competição será às 14 horas, na entrequadra 35 e 36. A Administração Regional de Brazlândia fará hora cívica em homenagem à região, às 9 horas. Em seguida, haverá corte de bolo para os moradores. A administração fica no Setor Tradicional, Área Especial 1/3.

Jogadores de futebol da região estarão no Torneio de Futsal na quadra poliesportiva do Setor Tradicional. A abertura do campeonato, aberto ao público, será às 19 horas. Cerimônias religiosas também farão parte do calendário das festividades. Na quarta-feira (8), haverá missa de ação de graças no Santuário Menino Jesus, na Quadra 2, do Setor Norte.

Como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Brazlândia, cinco pontos de encontro comunitário receberão professores de educação física, durante todo o mês, para dar dicas de como se exercitar sem gastar dinheiro em academias. O projeto será inaugurado na Orla do Lago, na quinta-feira (9), às 18 horas.

A noite também promete ser animada. Com expectativa de festejar até o sol nascer, festas com barracas e comidas típicas vão agitar a quinta-feira (9), a partir das 22 horas, na Quadra 7, Lote 10, do Setor Tradicional.

Futebol, arte e festa

As comemorações também incluirão as escolinhas de futebol de Brazlândia. No sábado (11), às 9 horas, os times infantojuvenis participarão do Torneio Categoria de Base. Para inscrever os jogadores, os responsáveis deverão procurar a administração com até cinco dias de antecedência do evento. O campeonato será na Quadra 5, do Setor Veredas. No mesmo horário, os times Brazlândia e Vila Propício (GO) vão jogar no Estádio Chapadinha. O evento é privado, e haverá cobrança de ingressos, mas a administração ainda não definiu o preço.

Moradores da região poderão assistir ao desempenho da seleção feminina de Brazlândia em campo. A partida está marcada para as 16 horas, já que às 18 horas será a final do Campeonato Máster, com outros times locais. Os três eventos futebolísticos ocorrerão no Estádio Chapadinha, no Setor Sul, Área Especial, Conjunto C.

O sábado também terá exposição de artesanato local na Feirinha da Vila São José. A Expobraz começará às 18 horas com comidas típicas e bijuterias à venda. A 7ª Festa das Barracas vai contar com um menu de guloseimas juninas, como milho cozido, curau e pamonha. A festa será na Igreja Deus Fonte Viva, na Quadra 37, da Vila São José, às 20 horas.

Programacao_Aniversario_Brazlandia_AgenciaBrasilia

Cavalgada

No domingo (12), tropas da Cavalgada dos Deleys, já tradicional na região, farão passeio em Brazlândia. O encontro das amazonas e dos cavaleiros será às 9 horas, na Feira Central, no Setor Sul. Eles deverão partir às 10 horas para a Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão. A cavalgada será acompanhada pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

No mesmo dia, haverá o evento Caminhando com Maria, em que fiéis andarão por cerca de 3 quilômetros com uma imagem da mãe de Jesus. O encontro do grupo será às 9 horas, no estacionamento do colégio religioso Irmãs Oblatas, na Área Especial 2, do Setor Tradicional. No mesmo dia, igrejas locais planejaram eventos juninos. A partir das 16 horas, quermesses estarão em frente à Igreja São Sebastião, no Setor Tradicional, para a entrega da Folia da Cidade.

Infraestrutura

Para melhorar a qualidade de vida dos moradores, 30 contêineres de lixo serão instalados em diversos pontos da região. O lançamento do projeto Brazlândia Mais Verde e Limpa será às 9 horas da segunda-feira (13).

Na terça-feira (14), o ex-jogador do Palmeiras e do Atlético Mineiro Francisco de Assis dos Santos, conhecido como Nen, fará palestra sobre o esporte. O evento será voltado, especialmente, para crianças e adolescentes, mas quem quiser pode participar. A palestra será às 10 horas, no auditório da administração, com capacidade para 60 pessoas. Na quarta-feira (15), será celebrado culto evangélico, às 20 horas, no Setor Veredas.

Além das festas juninas, outras comemorações fazem parte da programação de aniversário. O 15º Baile da Terceira Idade ocorrerá na sexta-feira (17), às 19 horas, do salão do Santuário Menino Jesus.

No sábado (18), a administração fará a limpeza do Lago Veredinha. Os trabalhos começarão às 8 horas. No mesmo dia, apreciadores de jogos de praia poderão se divertir com a disputa de vôlei de areia e de futevôlei, que ocorrerão às 9 horas na Orla do Lago. Ainda haverá mais três torneios: de futebol society, às 10 horas, no campo 38, da Vila São José; de pôquer, às 10 horas no Clube de Poker, na Quadra 2 Norte, e de truco, às 9 horas no Museu da Orla do Lago. Às 14 horas, um grupo religioso que participará da Marcha para Jesus se encontrará na praça da Administração Regional. O percurso terá cerca de 3 quilômetros.

Competições e rodeios

Os times locais da região vão poder disputar o Troféu Brazlândia. A competição, aberta ao público, terá início às 16 horas, no Estádio Chapadinha. Na terça-feira (21), será disputada a final do torneio de futsal, iniciado em 5 de junho. Conforme a abertura, o último jogo será às 19 horas, na quadra poliesportiva do Setor Tradicional.

Uma sessão solene em homenagem à região administrativa será feita na quarta-feira (22). O evento ocorrerá às 19 horas no Centro Educacional 8, na Quadra 4, Conjunto C, Lote 34, no Incra 8. Dos dias 23 a 26, haverá rodeio, às 20 horas, na Quadra 33, da Vila São José.

No último sábado do mês, às 9 horas, quem gosta de nadar poderá participar da competição Duas Horas de Natação, na piscina do Corpo de Bombeiros. Já os aficionados em videogame terão o torneio de futebol digital para se divertir. A competição será às 13 horas, no museu da Orla do Lago.

O desfile cívico do domingo (26) começará às 9 horas, na Rua do Lago, em frente à orla. Às 12 horas, a Paróquia São Sebastião vai oferecer um churrasco para cerca de 200 a 300 moradores. Às 14 horas, uma comitiva do antigo veículo Opala fará uma exposição desses carros, na Rua do Lago. O encerramento do mês de aniversário será às 20 horas, com o último dia de rodeio.

Edição: Gisela Sekeff