03/06/2016 às 17:59, atualizado em 27/01/2017 às 16:23

Vicente Pires celebra 7 anos

Programação do aniversário, no sábado (4) e na terça-feira (9), tem desfile cívico e encontro com o setor produtivo, entre outros eventos

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

No sábado (4) e na terça-feira (9), os moradores de Vicente Pires comemorarão os sete anos da região administrativa. Amanhã, a partir das 9 horas, estão previstos desfile cívico, corte do bolo de aniversário e apresentação de zumba e de jiu-jítsu. Os eventos serão no estacionamento da administração regional (Rua 4A).

Vicente_Pires_7anos_AgenciaBrasilia

De acordo com os organizadores, participarão do desfile estudantes de escolas públicas e particulares locais. Durante o trajeto — da Chácara 108 ao Condomínio 111 —, o público também poderá assistir a apresentações de grupos e projetos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

No dia 9, as festividades encerram-se na Rua 10 da Chácara 143 com um encontro de trabalho. Às 14 horas, haverá reunião com o setor produtivo, lideranças, associações e síndicos da região administrativa.

A programação não teve custos para os cofres públicos. Os festejos serão possíveis graças a parcerias da administração regional com a comunidade, com entidades educacionais e órgãos do governo de Brasília.

História

De acordo com a administração regional, Vicente Pires foi habitada por índios nos anos 1960, e por fazendeiros na década seguinte. A partir de 1989, o então governador do Distrito Federal José Aparecido decidiu centralizar as Colônias Agrícolas Vicente Pires, Samambaia e São José. Por meio de convênio da Fundação Zoobotânica com cerca de 360 chacareiros, intermediado pelo governo de Brasília, firmou-se contrato de uso do solo para produção agrícola, com prazo de 30 anos. Ao chegar na região, essas famílias contribuíram para desenvolvê-la com o plantio de hortaliças, flores e frutas.

Segundo dados da última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, realizada em 2013, Vicente Pires contava com 73,3 mil habitantes e 19,93 mil residências urbanas.

Como chegar

Quem utiliza transporte público pode saber quais linhas de ônibus chegam à região pelo sistema de busca on-line do Transporte Urbano do Distrito Federal.

Edição: Raquel Flores