04/06/2016 às 17:14, atualizado em 04/06/2016 às 17:17

Governo prepara seminário para 2017 com tema Água pela Paz

Representantes de diferentes órgãos do Executivo local se reuniram neste sábado (4), no Jardim Botânico de Brasília, para debater ideias sobre o evento

Por Da Agência Brasília

Representantes de diferentes órgãos do governo de Brasília se reuniram neste sábado (4), no Centro Internacional de Referência para Água e Transdisciplinariedade do Jardim Botânico, para debater propostas e ideias para a organização do 1º Seminário Internacional Água pela Paz. O evento será realizado em 2017 e servirá como preparação para a cidade, que sediará o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018.

A ideia, segundo o secretário do Meio Ambiente, André Lima, é trazer diferentes lideranças espirituais para o seminário a fim de conscientizar sobre o tema. “Queremos dialogar pela paz por meio da sustentabilidade.” O líder espiritual Sri Prem Baba, por exemplo, já participou da reunião preparatória. Lima acrescentou ainda que o evento também tem o objetivo de preparar Brasília para o fórum. “Será mais uma contribuição do governo e da sociedade civil para mobilizar as pessoas”, disse.

O encontro de 2017 dará sequência ao 1º Seminário Internacional de Água e Transdisciplinariedade: para uma ecologia de saberes, realizado em 2011, no Senado Federal. À época presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o governador Rodrigo Rollemberg, então senador, promoveu o evento e participou como expositor.

Também participaram do encontro, entre outras autoridades: os secretários de Educação, Júlio Gregório Filho, e de Cultura, Guilherme Reis; a colaboradora do governo, Márcia Rollemberg; o diretor-executivo do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Sebastião Gentilini Filho; o chefe da Assessoria Internacional, Oskar Klingl; a atriz e escritora Maria Paula Fidalgo; e líderes e representantes de entidades e organizações parceiras.

[Relacionadas]

Fórum

A escolha de Brasília como sede do 8º Fórum Mundial da Água ocorreu em 26 de fevereiro de 2014, durante reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, em reunião na Coreia do Sul.

Com o objetivo de manter o tema na agenda ambiental internacional e buscar soluções para o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do planeta, o evento ocorre a cada três anos. Entre os participantes estão governantes, empresários e representantes de organizações não governamentais. A última edição foi na cidade sul-coreana de Daegu, em abril do ano passado, quando participaram cerca de 30 mil pessoas de 170 países. A edição brasileira será a primeira no Hemisfério Sul.