08/06/2016 às 20:53, atualizado em 05/12/2016 às 16:31

Rollemberg participa de criação da Câmara de Turismo e Hospitalidade

Entidade privada foi apresentada na noite desta quarta-feira (8), em reunião na sede da Fecomércio-DF

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Foi lançada na noite desta quarta-feira (8) a Câmara de Turismo e Hospitalidade, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). A apresentação do grupo ocorreu na sede da entidade, no Setor Comercial Sul, e contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O presidente da entidade, Adelmir Santana, apresentou a proposta aos presentes e disse que o objetivo do grupo é unir o setor para estimular o fortalecimento do turismo receptivo em Brasília. “Entendemos que o turismo é a forma mais simples de contornarmos a crise econômica no nosso País, porque ele envolve uma série de atividades que criam emprego, renda e desenvolvimento.”

O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena; o presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade, Francisco Maia; o governador Rodrigo Rollemberg; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena; o presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade, Francisco Maia; o governador Rodrigo Rollemberg; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Durante a reunião, foi lida a ata de criação da assembleia. Na presença dos convidados, Santana assinou o documento. Na ocasião, também se elegeu e empossou a diretoria do grupo, que terá como titular o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos-DF), Francisco Maia Farias.

Políticas públicas

O chefe do Executivo local disse estar entusiasmado com a iniciativa. De acordo com o governador, a câmara será essencial para a criação de novas políticas públicas de turismo para Brasília. “Todo apoio é importante para que possamos levar à frente investimentos importantes na nossa cidade”, reforçou. De acordo com Rollemberg, a união entre governo e setor privado é essencial para enfrentar os desafios no setor.

A expectativa do governador de Brasília é que o grupo sirva como apoio na formulação de políticas de turismo. “Esperamos ser cobrados e fiscalizados, para que possamos dar mais agilidade, transparência e efetividade na implementação das políticas de turismo”, concluiu.

Amadurecimento do setor

Presente no evento, o secretário-adjunto de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena, definiu o processo de criação da câmara como um amadurecimento do setor no DF. “Temos certeza da grande vocação que Brasília tem para o turismo”, destacou Recena. “É fundamental que o público e o privado estejam juntos nessa proposta”, afirmou.

“A criação da câmara representa o desafio de estudar e de propor ações que resgatem nossa cidade como destino de excelência”, destacou o presidente do Sindeventos-DF, líder do grupo formado por 11 representantes de sindicatos, de associações e de empresas privadas ligadas ao setor, além do Banco de Brasília e da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Também participaram da cerimônia o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle; o secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour; o secretário-adjunto de Relações Institucionais do DF, Igor Tokarski; o deputado distrital Agaciel Maia (PR), o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovitz; e outros representantes do setor.

Edição: Paula Oliveira