10/06/2016 às 19:26, atualizado em 11/06/2016 às 10:08

Educadores voluntários da rede pública são apresentados ao programa Brasília Cidadã

Mais de 400 pessoas compareceram ao encontro no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação na tarde desta sexta-feira (10), que contou com a participação da colaboradora do governo Márcia Rollemberg

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília 

Com foco na participação social em ações do governo, educadores voluntários da Secretaria de Educação conheceram na tarde desta sexta-feira (10) o programa Brasília Cidadã, do Executivo local. O objetivo é identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população. A iniciativa será lançada oficialmente em 21 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

brasilia_cidada_andreborges_agenciabrasilia

O secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Torkaski, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg e o secretário-adjunto de Educação, Clovis Lúcio da Fonseca Sabino. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O encontro, que ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, na Asa Sul, e reuniu cerca de 400 pessoas, também teve a apresentação do Portal do Voluntariado, ferramenta digital de cadastro e compartilhamento de ações voluntárias e que será lançado junto com o Brasília Cidadã. “É um programa que estamos construindo há um certo tempo e queremos a participação social. O governo tem muito a aprender com a sociedade”, disse a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. Quem compareceu ao evento fez o pré-cadastro no portal por meio de uma ficha impressa.

“O governo está ampliando o trabalho voluntário e abrindo espaço para a participação social”, afirmou o secretário-adjunto de Educação, Clovis Lúcio da Fonseca Sabino. Ao final do evento, representantes das 14 regionais de ensino do Distrito Federal do programa Educador Social Voluntário, da Secretaria de Educação, receberam menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.

Servidores voluntários da saúde também serão apresentados ao programa Brasília Cidadã e ao Portal do Servidor na terça-feira (14), na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1.

Também participaram o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Torkaski, e o coordenador de Articulação do Terceiro Setor, Rodrigo Dias, ambos da Casa Civil.

Lei do Voluntariado

O governo de Brasília regulamentou a Lei do Voluntariado por meio do Decreto nº 37.010, de 23 de dezembro de 2015, que define regras para a prestação do serviço voluntário com o intuito de fomentar e de estimular pessoas físicas.

Edição: Paula Oliveira