14/06/2016 às 18:21, atualizado em 05/07/2016 às 13:47

Motel na Candangolândia é notificado por irregularidades

O estabelecimento não cumpre normas técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros e tem até sete dias para regularizar a situação. Foram vistoriados 28 motéis em cinco dias da Operação Afrodite

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

De 6 a 10 de junho, agentes da Defesa Civil fiscalizaram 28 motéis de Brasília por conta do Dia dos Namorados. Apenas um dos estabelecimentos, na Candangolândia, foi notificado. Além de estar com os extintores vencidos, o lugar não tem projeto de incêndio nem iluminação e sinalização de emergência. Os três itens são exigências feitas pela legislação e normas técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

O proprietário do motel notificado terá um prazo de sete dias corridos, podendo ser prorrogado por prazo indeterminado, para regularizar as condições.

[Relacionadas]

Operação Afrodite

Durante os cinco dias da operação, os agentes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, verificaram as condições gerais da edificação, tais como defeitos na estrutura e na parte elétrica, peças mal fixadas — como placas e ar-condicionado — esquema contra incêndios (extintores e entrada de carros das forças de segurança), iluminação de emergência, caixa de hidrante, vazamentos e infiltrações.

Os agentes também alertaram os donos dos motéis a respeito do disjuntor DR (diferencial residual), usado para evitar choques elétricos. O dispositivo é ligado ao aterramento do prédio para acusar e desligar o circuito caso ocorra fuga de corrente. “Nossa função é orientar os proprietários sobre vários tipos de riscos”, explica o major do Corpo de Bombeiros Militar, Mário Henrique Furtado.

Este é o segundo ano consecutivo que a Operação Afrodite realiza vistoria para identificar as condições de segurança dos motéis da cidade. Em 2015, 29 motéis foram vistoriados e um foi notificado por apresentar curto-circuito na parte elétrica da banheira de um dos quartos.

Edição: Gisela Sekeff