15/06/2016 às 10:51, atualizado em 15/06/2016 às 14:57

Evento no Zoo reúne mais de 200 idosos

Rodrigo Rollemberg participou do encontro nesta quarta-feira (15), quando é comemorado o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Mais de 200 idosos de associações e centros de saúde se reuniram, na manhã desta quarta-feira (15), no Jardim Zoológico de Brasília, para comemorar o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos — criado em 15 de junho de 2006 pela Organização das Nações Unidas. O governador Rodrigo Rollemberg participou do evento, que é uma edição especial do programa Encontro com Idosos, realizado quinzenalmente no Zoo.

“Temos que combater todas as formas de violência, focando na cultura da paz. Vamos continuar intensificando as ações de saúde e a valorização do idoso”, afirmou o chefe do Executivo. Rollemberg destacou ainda a criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência, aberta em abril deste ano, como uma das medidas de enfrentamento à violência. “Nós também retomamos o Conselho do Idoso como a instância de formulação de políticas públicas para eles e fortalecemos atividades nos centros de convivência do idoso, reformando alguns, como o de São Sebastião, por exemplo”, completou.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg ressaltou a importância no combate a todas as formas de violência. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg ressaltou a importância do combate a todas as formas de violência. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Aulas e palestra

A programação do encontro no Zoo inclui aula de alongamento do professor voluntário Jefferson Pereira, palestra sobre cuidados e conscientização contra a violência e uma aula de forró para encerrar o encontro.

O lanche servido e o transporte dos participantes foram feitos com parcerias. Deputados distritais, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal apoiaram o evento.

As amigas da Associação dos Idosos de Taguatinga, Carmem Aurora, 59 anos; Terezinha Gonçalves, 63; e Izailde Gonçalvez,71, participaram juntas do encontro. “É muito saudável para a gente sair, conversar, trocar ideias. Na associação, fazemos exercício, dança, aulas de hidroginástica. Além de saúde, vamos aumentando nosso ciclo de amizade”, conta Carmem.

O diretor-presidente interino do Zoo, Érico Grassi, convidou os idosos a participarem do Encontro com Idosos nas edições periódicas. “Estamos sempre de braços abertos para recebê-los.” Não há cobrança de ingresso para entrar no zoológico para participar do evento.

Entre outras autoridades, também estiveram no encontro: os secretários do Meio Ambiente, André Lima; o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle; e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

Criação do dia

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos, por meio da Resolução 66/127. A organização estima que o número de idosos chegará a 1,2 bilhão em 2025 e que 4% a 6% dessas pessoas já passaram por alguma experiência de maus-tratos em casa.

Em Brasília, para denunciar pode ser usado o Disque Idoso, no número 156, opção 8. A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência fica no Departamento de Polícia Especializada — Complexo da Polícia Civil, ao lado do Parque da Cidade. Os telefones são (61) 3207-4240 ou 3207-5244.