20/06/2016 às 08:31, atualizado em 24/06/2016 às 20:24

Evento marca largada oficial do 8º Fórum Mundial da Água

Na próxima semana, Brasília recebe o Kick-off Meeting, que representa o início das discussões do fórum de 2018 na capital federal

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Edição de Arte/Agência Brasília

Edição de Arte/Agência Brasília

Durante dois dias de programação, representantes de diversos países estarão em Brasília para debater os processos que antecedem o 8º Fórum Mundial da Água. O encontro global ocorrerá em março de 2018, mas a proposta do Kick-off Meeting, reunião que ocorre em 27 e 28 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é coletar ideias inovadoras na área dos recursos hídricos para fomentar a agenda do fórum, que terá o tema Compartilhando Água.

O objetivo do comitê organizador é, principalmente, sensibilizar os participantes sobre a relevância do assunto e envolvê-los nos preparativos para 2018.  “É o momento de escutar os interessados no tema”, resume o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), Paulo Salles. “Vamos ouvir, sugerir e discutir propostas sobre o que será debatido no fórum”, afirma.

Durante dois dias, cerca de 500 participantes discutirão, em sessões plenárias e em reuniões específicas, as propostas apresentadas pela comissão organizadora. No fim do evento, as opiniões serão avaliadas pelo grupo, que elaborará uma programação prévia do 8º Fórum Mundial da Água. “Em 2017, haverá um novo encontro para avaliar o que foi definido depois do Kick-off Meeting”, adianta o diretor-presidente da Adasa.

[Numeralha titulo_grande=”500 ” texto=”representantes de vários países virão a Brasília para o Kick-off Meeting do 8º Fórum Mundial da Água”]

Salles explica que os temas pré-definidos seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, um conjunto de metas internacionais definidas em 2015 que devem ser atendidas até 2030.

Resultados do Fórum de Daegu

Os selecionados para o evento da próxima semana farão parte de grupos divididos em: temático, que debaterá os assuntos abordados no fórum; político, que reunirá governantes e parlamentares na discussão de estratégias que envolvam a água; regional, que dissertará sobre as perspectivas locais em várias partes do mundo; e sustentável, que abordará o uso consciente dos recursos hídricos.

Outro objetivo das reuniões é compartilhar os resultados da última edição do fórum internacional, que ocorreu em Daegu, na Coreia do Sul, em 2015.

[Relacionadas]

Conselho Mundial da Água

A partir de quinta-feira (23), os membros da comissão organizadora do Conselho Mundial da Água já estarão reunidos em Brasília para definir o que será debatido durante o evento de abertura do fórum mundial. Já no domingo (26), autoridades locais e nacionais participam de um evento social para o lançamento oficial do 8º Fórum Mundial da Água.

Na segunda-feira (27), o Kick-off Meeting vai das 9 às 20 horas e, na terça-feira (28), das 9 às 17 horas. A programação completa dos dois dias pode ser acessada no site do 8 Fórum Mundial da Água.

Após o evento, membros do comitê diretivo internacional e os participantes interessados continuam em Brasília para participar de visitas técnicas.

Edições do Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o encontro foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, ocorrerá de 18 a 23 de março de 2018. A capital será o primeiro lugar no Hemisfério Sul a receber o fórum. O evento, que ocorre a cada três anos, já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Em 2018, são esperadas em Brasília cerca de 30 mil representantes de mais de cem países para discutir temas relacionados à água e promover maior conscientização. O espaço aberto de interação receberá empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes dos governos locais, estaduais e nacionais, organismos nacionais e internacionais, ONGs e demais organizações da sociedade civil.

Kick-off Meeting do 8º Fórum Mundial da Água
27 de junho (segunda-feira)
Das 9 às 20 horas
28 de junho (terça-feira)
Das 9 às 17 horas
No Centro de Convenções Ulysses Guimaraes (Eixo Monumental)
Fechado para inscritos
Mais informações em www.worldwaterforum8.org

Edição: Gustavo Marcondes