24/06/2016 às 19:40, atualizado em 03/05/2018 às 19:07

Corpo de Bombeiros completa 160 anos de criação e 52 anos em Brasília

Parque da Cidade reúne atividades gratuitas neste fim de semana para homenagear a corporação. Programação vai até novembro

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Como parte da programação de aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o Parque da Cidade vai receber, neste domingo (26), o projeto Bombeiro no Parque. Em julho, a corporação completa 160 anos de criação e 52 em Brasília.

O evento ocorrerá das 7 às 10 horas, no Parque Ana Lídia. A população poderá, de forma gratuita, conhecer mais sobre o trabalho dos bombeiros. Haverá palestras sobre saúde e primeiros socorros, apresentação da banda de música da corporação e exposição de equipamentos de uso dos militares, como viaturas, capacetes e roupas de combate a incêndio.

No sábado (25), será disputada a maratona aquática Travessia do Fogo, no Lago Paranoá. As inscrições estão encerradas, no entanto, o torneio é aberto ao público, que pode assistir às provas, com início às 9 horas. No dia, o Corpo de Bombeiros vai fazer demonstrações técnico-profissionais, exposições de materiais e campanhas de prevenção para atletas e convidados.

Programação de junho a novembro

O calendário de aniversário teve início em 21 de junho, com a entrega da Medalha Sangue de Brasília, que agracia civis e militares que, no exercício das funções de bombeiros, ou como apoio a estes, sofreram algum tipo de ferimento. Duas pessoas — uma agente do Detran e um bombeiro militar — foram condecoradas.

Na segunda-feira, dia 27, às 19 horas, haverá sessão solene na Câmara Legislativa em homenagem ao Corpo de Bombeiros. No dia 28, às 10 horas, o culto em Ação de Graças será na capelania evangélica da corporação, no Complexo da Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul. A missa ocorreu nesta sexta-feira (24), na Paróquia Militar do Espírito Santo, no mesmo setor.

Em 1º de julho, haverá a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar Imperador Dom Pedro II, a mais elevada honraria da corporação. Tem como finalidade homenagear civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros do DF.

Além disso, no mesmo mês ocorrerá a 26ª Corrida do Fogo, com largada e chegada em frente ao Ginásio Nilson Nelson. As inscrições estão encerradas. Mais informações sobre o evento e datas de entrega dos kits dos atletas estão no site www.corridadofogodf.com.br. No dia 4, haverá a solenidade de abertura dos jogos olímpicos do Colégio Militar Dom Pedro II, que seguem até o dia 8. A população poderá assistir às competições.

A programação inclui ainda sessão solene na Câmara dos Deputados, concerto da banda de música da corporação, caminhada, corrida infantil, congresso de saúde e troca do Pavilhão Nacional (veja arte abaixo).

programacao_aniversario_bombeiros_2016_Agencia_Brasilia

Um pouco da história do Corpo de Bombeiros

A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 52 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Edição: Gisela Sekeff