24/06/2016 às 18:40, atualizado em 11/07/2016 às 11:37

Governador recebe gestores de município chinês interessados em planejamento urbano

Comitiva da cidade de Kunming esteve com Rodrigo Rollemberg e secretários de Estado na tarde desta sexta-feira (24), no Palácio do Buriti

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Um grupo de gestores do governo de Kunming — município com mais de 6 milhões de habitantes ao sul da República Popular da China — esteve com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e secretários de Estado na tarde desta sexta-feira (24). O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O governador Rollemberg em reunião com gestores do governo de Kunming.

O governador Rollemberg em reunião com gestores do governo de Kunming. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Os chineses vieram conhecer o planejamento urbano e a gestão do território do Distrito Federal porque têm a intenção de construir uma cidade ao sul do país asiático. Também integravam a comitiva empresários dos setores de infraestrutura e investimento, indústria de maquinário e bioengenharia.

Durante o encontro, os visitantes fizeram perguntas sobre a história de Brasília, as características urbanísticas da capital e os desafios de estar à frente de um governo de uma cidade projetada. Entre as principais dúvidas estava a distribuição de recursos hídricos no DF. O secretário do Meio Ambiente, André Lima, falou sobre o zoneamento ecológico-econômico do Distrito Federal, que indica como e onde devem ser feitos — com menor impacto ambiental possível — investimentos, novos empreendimentos e ocupações do solo.

Rodrigo Rollemberg mostrou-se favorável à continuação dos diálogos para possíveis acordos. “O planejamento da expansão da cidade com o passar dos anos é fundamental para reduzir impactos negativos”, salientou o governador.

[Relacionadas]

Pelo governo de Brasília, participaram da reunião os secretários de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, e de Cultura, Guilherme Reis; o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Carlos Leal; e o chefe da Assessoria Internacional, Oscar Klingl.

Representando o município de Kunming estavam o prefeito, Cheng Lianyuan; o diretor da Comissão de Indústria e Informáticas, Cheng Hao; o diretor do Departamento de Planejamento Urbano, Yin Xudong; o diretor-adjunto do Departamento de Relações Exteriores, Zhang Xiaoming; além do ministro da Embaixada da República Popular da China, Wang Wei; e do gerente-geral de uma empresa de infraestrutura e investimento de Pequim, Ao Zixhiao. Também esteve no encontro o conselheiro sênior do governo de Songming, Yang Xianglai.

Outras visitas de gestores chineses na gestão de Rollemberg

Essa não foi a primeira visita de autoridades chinesas a Brasília na gestão do governador Rodrigo Rollemberg. Em 2015, o governador jantou com o embaixador, Li Jinzhang, na residência da missão representativa, em fevereiro. Em maio, no Itamaraty, encontrou-se com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang. No mesmo mês, a esposa do primeiro-ministro chinês, Cheng Hong, visitou a Fábrica Social – projeto do governo de Brasília que emprega e forma trabalhadores na confecção de camisetas, bonés, bandeiras, mochilas, redes de futebol e outros artigos esportivos. Em 2016, neste mês, o ministro da Embaixada da China, Wang Wei, também visitou a fábrica.

Edição: Raquel Flores