24/06/2016 às 20:22, atualizado em 24/06/2016 às 21:21

Prevenção do uso de drogas é tema de caminhada no domingo (26)

Evento em referência ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas também oferecerá apoio e tratamento a dependentes químicos

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

A manhã de domingo (26) será dedicada a alertar a sociedade quanto aos riscos relacionados ao consumo de entorpecentes. A partir das 8 horas, ocorrerá a 1ª Caminhada de Prevenção às Drogas pela Cultura de Paz, com concentração no Eixão, na altura das Quadras 102 e 202 da Asa Sul, no Plano Piloto. O evento é em referência ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho.

Os participantes percorrerão um trecho de 2 quilômetros até a 104/204 Sul. Durante todo o trajeto, haverá estruturas fixas para atendimento à comunidade, com encaminhamento de casos de dependentes químicos, exposição e distribuição de material informativo preventivo contra os narcóticos, além de apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do DF e aulão de educação física.

A iniciativa, organizada pelas Secretarias de Justiça e Cidadania e da Segurança Pública e da Paz Social, é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a prevenção. “Prevenir a sociedade, especialmente os jovens, quanto aos riscos do uso de drogas deve ser prioridade”, afirma o secretário de Justiça, Marcelo Lima.

A pasta oferece 152 leitos em comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos no DF. Segundo o Plano Plurianual local, a meta é atingir 500 vagas até 2019. De acordo com o presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas do DF, Rafael Leite de Paula, órgão ligado à Secretaria de Justiça, há necessidade de avanços nos aspectos relativos à prevenção ao uso de drogas, ao tratamento e à reinserção social dos dependentes químicos.

“A prioridade deve ser a prevenção, com crianças de quatro a 12 anos, para evitar que se abra a porta do mundo das drogas. Nesse sentido, o fortalecimento da escola, com atenção em tempo integral, é um importante aliado.” Além disso, segundo De Paula, a recuperação dos dependentes e a recolocação dessas pessoas de forma produtiva na sociedade são fundamentos para o sucesso na luta contra as drogas.

Dados do Relatório Brasileiro sobre Drogas

De acordo com o Relatório Brasileiro sobre Drogas, publicado em 2009, 1,2% de todas as internações pelo Sistema Único de Saúde estão diretamente associadas ao consumo de entorpecentes. Em 2007, houve 138.585 hospitalizações, cujo diagnóstico principal foi algum transtorno mental e comportamental causado pelo uso de narcóticos (69% foram pelo uso de álcool, enquanto a cocaína esteve associada a 5% delas).

Em 2010, dados organizados pelo Ministério da Justiça mostravam ainda que a proporção do uso de drogas (exceto álcool e tabaco) entre estudantes dos ensinos fundamental e médio era de 9,9% (rede pública) e 13,6% (rede privada). Entre os universitários, em 2009, 80% disseram consumir álcool, 14% admitiram o uso de maconha e 3,1% experimentaram ecstasy. Apenas 20% das universidades tinham algum programa referente à prevenção em relação ao uso drogas.

1ª Caminhada de Prevenção às Drogas pela Cultura de Paz
26 de junho de 2016 (domingo)
Às 8 horas
Eixo Rodoviário Sul (altura das Quadra 102/202 da Asa Sul)