29/06/2016 às 18:55

Distrito Federal discutirá Base Nacional Comum Curricular

Debate será em 26 e 28 de julho. Interessados têm até o dia 18 para se candidatar à seleção de participantes em seminário sobre o tema

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Estão abertas as inscrições para o Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular, que ocorrerá das 8 às 18 horas de 26 e 28 de julho, no campus de Taguatinga da Universidade Católica de Brasília. Interessados devem se inscrever pela internet até as 23 horas do dia 18. O resultado será liberado em 20 de julho, no site da Secretaria de Educação. As informações foram divulgadas em chamada pública no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (29).

O seminário é um dos 27 – um por unidade da Federação – promovidos para discutir alterações na segunda versão do documento da base nacional comum, apresentada em maio pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação. As sugestões do DF e dos estados serão encaminhadas ao MEC, responsável pela redação final.

Haverá 307 vagas, e podem se candidatar à participação professores – ativos e aposentados –, estudantes de ensino médio e de licenciaturas, pais de alunos, gestores, coordenadores e demais interessados que atuem em atividades educacionais em Brasília. Menores de 18 anos têm de apresentar autorização assinada pelo representante legal. Entre outros critérios, é preciso ter contribuído no processo de análise da primeira versão do documento. Quem cumprir os requisitos será selecionado por ordem de inscrição, conforme tabelas publicadas no Diário Oficial.

[Numeralha titulo_grande=”307″ texto=”vagas para se candidatar ao Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular”]

“No seminário, indicaremos qual é o desejo da comunidade escolar e da população nos objetivos fundamentais de aprendizagem. No ensino médio, por exemplo, temos 13 componentes curriculares obrigatórios, uma imensidão, e muitos alunos não veem utilidade no dia a dia”, explica o diretor de Ensino Médio da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Educação, Fernando Wirthmann. “A base vem para enxugar, melhorar e propor mudanças no currículo da educação básica, portanto é fundamental que haja participação popular.”

Ajuda de custo da Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) vai oferecer ajuda de custo para participantes no seminário. Quem mora no DF terá direito a R$ 40 em cada dia do evento. Já as pessoas que residem na região metropolitana ou cidades limítrofes podem ganhar até R$ 90 diários. A solicitação só poderá ser feita após a divulgação do resultado das inscrições.

O que é a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular faz parte da Meta 7 do Plano Nacional de Educação, a de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades. A base pretende criar um currículo comum a estudantes das redes pública e privada – não será 100% do aprendizado, afinal serão observados o regionalismo e a autonomia de cada unidade federativa.

A segunda versão do documento foi entregue ao Conselho Nacional de Educação, à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e ao Conselho Nacional de Secretários de Educação, após mais de 12 milhões de contribuições e meses de debate. Nessa etapa, estabeleceu-se a necessidade de um seminário por unidade da Federação.

 

Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular

Em 26 e 28 de julho

Das 8 às 18 horas

No campus de Taguatinga da Universidade Católica de Brasília

Inscrições até as 23 horas de 18 de julho em formulário on-line da Secretaria de Educação

Edição: Marina Mercante