02/07/2016 às 13:25, atualizado em 06/12/2016 às 20:01

Praça do Ipê, em Sobradinho II, passa por revitalização

Mutirão neste sábado (2) contou com a presença do diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de outros integrantes do Executivo e moradores locais

Por Ádamo Araújo, da Agência Brasília

A Praça do Ipê, no Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, recebeu neste sábado (2) o Ações Urbanas Comunitárias, programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), desenvolvido pela equipe de assistência técnica e pelo atelier de projetos da empresa pública. A ideia é, por meio de mutirões, revitalizar espaços públicos com a participação de profissionais e estudantes de arquitetura, tanto da companhia quanto voluntários, e de moradores locais.

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2) contou com a presença do diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2) contou com a presença do diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 50 pessoas participaram da ação na praça de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Além da força-tarefa, houve apresentações de dança e de caratê com grupos da região administrativa. “É um trabalho em conjunto para trazer melhorias urbanísticas à região”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que esteve no mutirão de hoje. “Paralelamente, o governo faz ações mais estruturantes, como a colocação de redes de esgoto, drenagem fluvial e pavimentação”, completou o governador, que, durante a revitalização, plantou mudas, pintou muros e carregou carrinhos de mão.

[Relacionadas]

O material usado hoje, como tintas, pneus, cimento, equipamentos de pintura e para plantio, foi doado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e por empresas privadas.

Um dos participantes mais ativos, o eletricista Tarcísio Macedo, de 38 anos, cedeu a casa para guardar equipamento e colocou o banheiro à disposição. “O retorno disso é nosso”, enfatizou o morador, que pôs a mão na massa, ao lado da esposa, a dona de casa Maria da Conceição Macedo, de 38 anos. “Quem vai usufruir, quem tem de cuidar, quem passa por aqui todos os dias somos nós, moradores. Por isso, nada mais justo do que colaborar.”

A praça já havia recebido terraplanagem e reforma do ponto de encontro comunitário (PEC). Durante a ação deste sábado, passou por reforma do parquinho para as crianças, instalação de lixeiras feitas com material reciclado, pintura das fachadas das casas próximo ao local, plantio de mudas e colocação de canteiros. No período das chuvas, os voluntários retornarão para continuar o paisagismo.

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2).

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 6 mil pessoas moram na Vila Buritizinho. As benfeitorias previstas incluem ainda pavimentação asfáltica e em blocos intertravados, calçadas, meios-fios e drenagem pluvial. Serão investidos R$ 26,4 milhões (95% da Caixa Econômica Federal e 5% de contrapartida do governo de Brasília). De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra, cerca de 10% da verba foi liberada para a execução das obras.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 26,4 milhões” texto=”serão investidos em benfeitorias para os 6 mil moradores da Vila Buritizinho”]

Buritizinho receberá dois conjuntos de lagoas de drenagem, 8 quilômetros de redes para captação de águas das chuvas, 51,5 quilômetros de calçadas, 22 quilômetros de meios-fios e 11 quilômetros na pavimentação asfáltica de ruas.

Dos oito lotes, o 1 e o 7 dependem de licenças do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) por ser necessário suprimir a vegetação. Ao Lote 4, a partir de segunda-feira (4), as máquinas chegam para iniciar a escavação da rede de drenagem. As obras nos demais seguem em diferentes estágios.

São Sebastião e Sol Nascente já receberam o Ações Urbanas Comunitárias

De acordo com o coordenador de Ações Urbanas da Codhab, Luiz Sarmento, um dos responsáveis pelo projeto, essa é a terceira região a receber a iniciativa. Ela já ocorreu no Sol Nascente, em Ceilândia; e em São Sebastião. “Assim que o cronograma estiver pronto, levaremos o mutirão para outros lugares também”, frisou.

Também participaram do Ações Urbanas Comunitárias na Vila Buritizinho a colaboradora do governo Márcio Rollemberg, esposa do governador; o diretor-presidente interino da Novacap, Júlio Menegotto; o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; e o administrador regional de Sobradinho II, Estevão Reis.

Edição: Raquel Flores