05/07/2016 às 17:07, atualizado em 10/01/2018 às 11:36

Emissão de carteira de identidade pode ser agendada pela internet

Até o meio-dia desta terça-feira (5), quase 500 pessoas marcaram atendimento pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Aqueles que precisarem emitir a primeira ou a segunda via da carteira de identidade podem marcar dia, horário e local pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal para o atendimento presencial. O serviço teve início nessa segunda-feira (4) e, de acordo com a corporação, a previsão é que nas próximas semanas, as seis unidades do Na Hora e as nove delegacias que expedem o documento estejam disponíveis para seleção no sistema.

Agendamento para emissão de carteira de identidade pode ser feito pela internet.

Agendamento para emissão de carteira de identidade pode ser feito pela internet. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Segundo a Polícia Civil, até o meio-dia desta terça-feira (5), foram feitos 497 agendamentos.

A implementação do sistema teve custo zero e, por enquanto, o serviço pode ser solicitado para as unidades do Na Hora de Ceilândia, do Gama, do Riacho Fundo I, das Rodoviárias do Plano Piloto e de Taguatinga, além dos postos de identificação biométrica da 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul; da 4ª, no Guará; da 6ª, no Paranoá; da 27ª, no Recanto das Emas; da 31ª, em Planaltina; e da 32ª, em Samambaia.

O novo serviço possibilitará ao cidadão maior comodidade. De janeiro a maio, em todos os postos, cerca de 800 pessoas compareceram diariamente em busca desse atendimento e, dessas, 20% retornavam sem o serviço.

Como agendar a emissão da carteira de identidade pela internet

Ao acessar a página da Polícia Civil, deve-se clicar na opção Agendamento, escolher entre primeira ou segunda via e, em seguida, a unidade de atendimento, o dia e o horário desejados. Serão exibidas as informações sobre o procedimento, como os documentos que devem ser levados no dia do atendimento presencial.

Ao avançar, é preciso preencher formulário com dados pessoais, de contato e de endereço. O solicitante receberá e-mail de confirmação. Aqueles que têm identidade em outra unidade da Federação devem seguir os procedimentos de primeira via.

Documentos necessários para primeira ou segunda via da carteira de identidade

A primeira via da carteira de identidade é gratuita. Para a segunda, a taxa é de R$ 42, e o pagamento precisa ser feito no Banco de Brasília antes do atendimento presencial. Estão isentas pessoas com deficiência, as que tiveram o documento roubado e, uma única vez, as com renda mensal inferior a um salário mínimo.

Além desses casos, não pagam os idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão “maior de 65 anos”, e aqueles cujo documento tenha a inscrição “validade técnica das impressões digitais — 1 ano”. Se a carteira for expedida com erro de transcrição de dados ou digitação, também não será cobrada a taxa.

No dia do atendimento presencial, brasileiros natos e solteiros precisam apresentar a certidão de nascimento. Os casados, divorciados ou viúvos entregam a certidão de casamento com averbação, dependendo do estado civil.

Já para os naturalizados é exigido o certificado de naturalização ou, se menor de 18 anos, o certificado de naturalização provisório. No caso de portugueses, pede-se o certificado de igualdade de direitos e deveres, ou a portaria de igualdade de direitos e deveres, e a carteira de estrangeiro.

Também é preciso levar os documentos em vias originais ou cópias autenticadas em cartório e, no caso de segunda via, o comprovante original de pagamento.

É possível incluir, ainda, os números do CPF, do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) na carteira de identidade. Para isso, o cidadão que desejar precisa levar os documentos comprobatórios. As fotos serão feitas no local.

[Olho texto=”No dia do atendimento presencial, é preciso levar os documentos em vias originais ou cópias autenticadas em cartório e, no caso de segunda via, o comprovante original de pagamento” assinatura=””]

A recomendação, segundo o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Claudionor Batista, é que as pessoas cheguem pelo menos 20 minutos antes do horário marcado, para fazer o pré-atendimento, e levem o código de agendamento (informado no e-mail de confirmação do dia e do horário do atendimento presencial). Caso não possa comparecer, pede-se que 24 horas antes seja cancelado ou remarcado o horário — operações que também podem ser feitas pelo site.

O prazo de entrega do documento — tanto para a primeira quanto para a segunda via — é de dez dias úteis. O cidadão deverá buscá-lo no mesmo posto de atendimento, mediante apresentação do protocolo.

[Olho texto=”O atendimento presencial sem agendamento continua — quando há vagas não preenchidas pelo serviço on-line — com a distribuição de senhas diariamente nas nove delegacias com posto de identificação e dos seis postos do Na Hora. ” assinatura=””]

No primeiro dia do agendamento virtual, o sistema apresentou picos de lentidão, devido ao grande número de acessos. Os problemas já foram resolvidos, de acordo com Batista.

Agendamento pelo número 156

O agendamento da emissão da carteira de identidade pelo telefone 156 continua para as cinco unidades do Na Hora — Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária e Taguatinga. É preciso escolher a opção 9 e, em seguida, a 4. Depois, é só informar ao servidor em qual posto do Na Hora deseja solicitar a carteira. O atendente informará o local, a data, o horário e o número do protocolo.

O atendimento presencial sem agendamento continua — quando há vagas não preenchidas pelo serviço on-line — com a distribuição de senhas diariamente nas nove delegacias com posto de identificação e dos seis postos do Na Hora.

Emissão da cédula de identidade

UNIDADES DO NA HORA
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30
Aos sábados, das 7h30 às 12h30

 

Agendamento pelo 156, pelo site e atendimento presencial sem marcação prévia

Ceilândia Sul
Shopping Popular
QNM 11, Área especial, piso superior, Ceilândia Sul

Gama
Gama Shopping
EQ 55/56, Área Especial nº 1, Setor Central

Plano Piloto
Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma D)

Riacho Fundo I
Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial nº 1

Taguatinga Sul
QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul

 

Atendimento apenas presencial sem agendamento
Sobradinho
Quadra Central, Bloco 11, Lote 7, Lojas 16 a 24, Edifício Serra Shopping

 

DELEGACIAS DE POLÍCIA CIVIL
De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

 

Agendamento pelo site e atendimento presencial sem marcação prévia
Asa Sul
1ª Delegacia de Polícia
Setor Policial Sul, Lote 2B

Guará II
4ª Delegacia de Polícia
EQ 15/26, Área Especial

Paranoá
6ª Delegacia de Polícia
Quadra 33, Área Especial s/n

Planaltina
31ª Delegacia de Polícia
Quadra 19, Conjunto A, Área Especial nº 1, Setor Residencial Leste 4

Recanto das Emas
27ª Delegacia de Polícia
Quadra 305, Conjunto 1, Lote 2, Área Especial

Samambaia
32ª Delegacia de Polícia
QN 308, Conjunto 1, Lote 1

 

Atendimento apenas presencial, sem agendamento
Brazlândia
18ª Delegacia de Polícia
Quadra 3, Área Especial nº 4

Santa Maria
33ª Delegacia de Polícia
Avenida Alagados, CL 114, Lote A

São Sebastião
30ª Delegacia de Polícia
Quadra 2, Conjunto 2, Lote 1, Bairro São Bartolomeu

Edição: Paula Oliveira