06/07/2016 às 12:12, atualizado em 08/12/2016 às 17:26

Caesb trabalha para reduzir impacto ambiental de vazamento no Lago Paranoá

Estação de tratamento de esgoto passou por limpeza. Segundo a companhia, incidente foi causado porque greve de servidores prejudicou a manutenção

Por Da Agência Brasília, com informações da Caesb

Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) trabalham na manhã desta quarta-feira (6) para reduzir o impacto ambiental do vazamento de lodo que atingiu o Lago Paranoá ontem (5) por cerca de meia hora. O material vazou de um dos tanques da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Norte (Avenida L4, Asa Norte).

Foi feita uma limpeza da estação e coletada amostra da água para análise — com resultado previsto para amanhã (7).

A empresa atribui o incidente à situação de limite em que estão sendo executados os serviços de tratamento de esgoto nas estações da Caesb desde o início da paralisação de servidores, há 52 dias.

De acordo com a companhia, o comando de greve assumiu o controle do processo de tratamento de esgoto com um número reduzido de operadores, e os equipamentos estão funcionando no limite da capacidade.

Por meio de ofícios, a Caesb alertou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Água e Esgoto do Distrito Federal (Sindágua) sobre os riscos de acidentes. Ainda segundo a empresa, equipamentos apresentam defeitos e não são consertados em tempo hábil para garantir a segurança do processo de tratamento.

Assim que o vazamento começou, a situação foi comunicada, por telefone, ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Nesta manhã (6), a informação foi repassada novamente, mas por meio de ofício.

Justiça mantém decisão de abrir os portões das unidades da Caesb

A 8ª Vara de Trabalho de Brasília rejeitou ontem (5) recurso do Sindágua contra a decisão que obrigou a abertura dos portões das unidades da Caesb e que estabeleceu a distância mínima de 200 metros para o posicionamento de trabalhadores em greve.

Edição: Marina Mercante