07/07/2016 às 19:10, atualizado em 07/07/2016 às 19:30

Mobilidade urbana é tema da 13ª edição da revista Brasília em Debate

Lançamento da publicação da Companhia de Planejamento do DF será nesta sexta-feira (8), às 10 horas, aberto ao público

Por Da Agência Brasília

Na manhã desta sexta-feira (8), será divulgada a 13ª edição da revista Brasília em Debate, da Companhia de Planejamento de Brasília (Codeplan). Com tiragem de mil exemplares, o material tem como tema mobilidade urbana. “Nosso objetivo é estimular a reflexão sobre os problemas que mais afetam o Distrito Federal e a região metropolitana; transporte é um deles”, explica a organizadora da publicação e servidora da Codeplan, Valda Queiroz. O lançamento será aberto ao público e ocorrerá às 10 horas, no Auditório Francisco Assis Rodrigues, na sede da empresa (Setor de Administração Municipal, Bloco H, Edifício Codeplan, 2º andar).

No início desta gestão, em 2015, a presidência da Codeplan definiu que o periódico quadrimestral seria temático. Já foram abordados os temas meio ambiente e desenvolvimento regional. “O próximo será planejamento territorial, e o último do ano, desigualdade social”, adianta Valda.

Primeira de 2016, a edição de julho aborda características de múltiplos modos de locomoção, como bicicletas, ônibus e carros. Em entrevista, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, fala sobre as dificuldades em garantir um sistema de transporte mais eficiente e de atender toda a população do Distrito Federal.

Na pesquisa A Intermodalidade nas Estações de Metrô — Águas Claras e Samambaia, será apresentado um perfil dos passageiros dessas regiões administrativas e os tipos de integração que fazem no embarque e no desembarque. Especialistas também discorrerão sobre o tema por meio de artigos sobre acessibilidade, custos de políticas de mobilidade e poluição.

Lançamento da 13º edição da Brasília em Debate
8 de julho (sexta-feira)
Às 10 horas
No Auditório Francisco Assis Rodrigues (Setor de Administração Municipal, Bloco H, Edifício Codeplan, 2º andar)

Edição: Marina Mercante