15/07/2016 às 14:39, atualizado em 09/08/2016 às 15:44

Brasília está pronta para receber a Olimpíada com segurança

Protocolos integrados entre os governos local e federal foram assinados nesta sexta-feira (15). Jogos de futebol na cidade serão entre 4 e 13 de agosto

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Nesta sexta-feira (15), foram assinados os documentos que estabelecem as áreas de atuação e as atribuições de cada órgão para planejamento e monitoramento dos procedimentos de segurança durante a competição

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, assina o documento que estabelece as áreas de atuação e as atribuições de cada órgão para planejamento e monitoramento dos procedimentos de segurança durante os jogos em Brasília da Olimpíada. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A integração das forças de segurança de Brasília e do governo federal durante os jogos de futebol da Olimpíada 2016 está firmada. Nesta sexta-feira (15), foram assinados os documentos que estabelecem as áreas de atuação e as atribuições de cada órgão para planejamento e monitoramento dos procedimentos de segurança durante a competição. São planos no âmbito da organização do trânsito, do policiamento e da capacidade de resposta em caso de ameaças ou atentados terroristas. Entre os protocolos assinados estão os de segurança e ordenamento urbano para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para os centros de treinamento e para os hotéis das delegações olímpicas.

Os documentos levam em conta três eixos de atuação: defesa, inteligência e segurança. Como são sigilosos, não podem ser detalhados para o público. “Estamos prontos. Estamos preparados para todo e qualquer cenário, todo e qualquer desafio. Estamos preparados, principalmente, para celebrar o encontro de nações”, garantiu a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, durante o evento de assinatura dos protocolos, no auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

De acordo com a secretária, o efetivo específico para as atividades e os locais relacionados à competição olímpica no DF será de 4,5 mil profissionais das forças de segurança.

Copa do Mundo de 2014 como exemplo

A experiência de segurança adquirida durante a Copa do Mundo de futebol, em 2014, contribuiu para o planejamento do torneio olímpico deste ano, segundo o gerente de Segurança da Cidade do Futebol Sede Brasília, da Rio 2016, coronel da Polícia Militar do DF Paulo Roberto Barbosa Ferreira. “Estamos tranquilos. Fizemos uma Copa do Mundo de alto nível, e tenho certeza absoluta de que os Jogos Olímpicos vão para esse caminho também. Foi um trabalho árduo, mas entregamos [os protocolos de segurança] muito bem-acabados”, afirmou Batista.

[Relacionadas]

Ainda que Brasília esteja preparada para enfrentar qualquer situação de ameaça, o legado que o governo quer deixar com o evento na cidade é de paz e celebração. “Esperamos que o centro das atenções seja o futebol olímpico”, afirmou o coordenador de Brasília da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, coronel da Polícia Militar Paulo Roberto de Oliveira.

Também participaram da cerimônia o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim de Sousa; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice; o comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba; o chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Luciano Suassuna; a secretária adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Ricarda Raquel Barbosa Lima; o coordenador-geral de Inteligência Nacional da Agência Brasileira de Inteligência, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Renan Barbosa Monteiro Soares; e o coordenador de Área do Ministério da Defesa no Distrito Federal, general de divisão César Leme Justo.

Jogos de futebol olímpico no DF

Os jogos de futebol olímpico na capital do País ocorrerão de 4 a 13 de agosto. O primeiro dia, em rodada dupla, terá a estreia da seleção brasileira masculina, que entra no campo do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha contra a África do Sul.

Edição: Marina Mercante