18/07/2016 às 11:00, atualizado em 18/07/2016 às 11:10

Trecho entre a Hélio Prates e o Sol Nascente passará por obras para receber o Corredor Eixo Oeste

Trabalhos devem começar ainda em julho, com demarcação da área e serviços de topografia. Contrato prevê canteiro central com ciclovia e faixas exclusivas para ônibus

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

O trecho de 920 metros que liga a Avenida Hélio Prates à via principal do Sol Nascente passará por obras para adequação ao projeto do Corredor Eixo Oeste, que tem 38,7 quilômetros de extensão e vai conectar Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.

As novidades no trecho incluem duas faixas de rolamento, em cada sentido de trânsito, e um canteiro central com ciclovia, além de faixas exclusivas para o transporte coletivo.

O contrato com a empresa vencedora da licitação, no valor de R$ 3,8 milhões, foi assinado em 11 de julho deste ano, e a previsão é que os trabalhos comecem ainda neste mês, com a demarcação da área e os serviços de topografia.

Entre as obras também estão pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização. A Caixa Econômica é o agente financiador do Corredor Eixo Oeste, por meio de recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

Terceira obra contratada no projeto do Eixo Oeste

A ligação do Sol Nascente à Avenida Hélio Prates é a terceira obra contratada dentro do projeto do Eixo Oeste. A primeira foi a do viaduto da W3 Sul, já concluída, e a segunda é a do túnel de Taguatinga, em fase de elaboração do projeto executivo. O túnel terá 830 metros de extensão, contará com duas pistas paralelas — cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido — e será construído sob a Avenida Central de Taguatinga.

[Relacionadas]

No projeto do Corredor Eixo Oeste, estão previstos o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), e a via do Setor Policial Militar para acesso ao Terminal da Asa Sul.

Além disso, as Avenidas Comercial e Samdu terão, além da mão única recentemente implementada, faixas preferenciais de ônibus. Na Epig, 5,4 quilômetros serão revitalizados, e a via ganhará quatro faixas de rolamento em cada sentido, uma delas exclusiva para ônibus, como já ocorre na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Edição: Marina Mercante