20/07/2016 às 20:12, atualizado em 21/07/2016 às 10:23

Avanços na política habitacional são apresentados ao governador

Rollemberg recebeu detalhes das ações da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, como a redução de cerca de 50% de processos na Central de Aprovação de Projetos

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Em 18 meses, 9,8 mil unidades habitacionais e 14 mil escrituras foram entregues a moradores de Brasília. Os dados foram apresentados na tarde desta quarta-feira (20) ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em reunião de acordo de resultados com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação e com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), no Palácio do Buriti. No encontro, os gestores apresentaram os avanços em projetos dos órgãos.

O governador Rodrigo Rollemberg durante reunião de acordo de resultados com gestores da Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

O governador Rodrigo Rollemberg durante reunião de acordos de resultados com gestores da Secretaria de Gestão do Território e Habitação. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Além das entregas de casas, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade, mostrou a redução de cerca de 50% de processos de licenciamento de projetos que aguardavam a primeira análise na Central de Aprovação de Projetos de abril até julho deste ano. Para o gestor, o avanço é resultado de reestruturação na pasta no início do ano.

O programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, da Codhab, foi apresentado pelo diretor-presidente da companhia, Gilson Paranhos, como um dos avanços. A ação consiste em ofertar gratuitamente elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia a famílias com até cinco salários mínimos. São dez postos da companhia com o serviço: um em Brazlândia, três em Ceilândia, um na Cidade Estrutural, um na Fercal, um no Núcleo Bandeirante, um em Santa Maria, um em São Sebastião e um em Sobradinho II.

Para reforçar os serviços, uma das propostas da Codhab a Rollemberg é que haja mais investimento em equipamentos e em funcionários nos postos. O orçamento necessário não foi apresentado no encontro, mas uma sugestão inicial deverá ser encaminhada à governança nas próximas semanas. O programa Habita Brasília também foi um dos temas. A Codhab faz levantamento de áreas em que ele poderá ser implementado.

Também participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Raimundo Santos Ribeiro Coimbra; o diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Ari Joaquim da Silva; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice; e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Vasco Cunha Gonçalves.

O que são as reuniões de acordo de resultados

As reuniões de acordo de resultados ocorrem semanalmente para monitorar as ações de planejamento do governo, estabelecidas no Plano Plurianual (PPA). Os encontros são normalmente às quartas-feiras e funcionam como uma forma de assegurar o cumprimento de prazos e o acompanhamento de metas. Na quarta-feira (13), o governador se reuniu com representantes da área de saúde e de educação.

Edição: Paula Oliveira