22/07/2016 às 11:40, atualizado em 06/12/2016 às 20:06

Segurança na Olimpíada em Brasília será feita por 8,5 mil profissionais

Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, DER e Samu atuarão em conjunto com as Forças Armadas. Na manhã desta sexta-feira (22), o aparato para a competição mundial foi apresentado no Mané Garrincha

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O aparato para a Olimpíada 2016 foi apresentado no anel externo do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na manhã desta sexta-feira (22). Cerca de 1,2 mil profissionais de órgãos da segurança pública do DF — entre Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) — e 2.050 militares das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) compareceram à apresentação.

Mais de mil profissionais de segurança e ordem pública estarão envolvidos nas operações para a realização do evento em Brasília.

Mais de 8 mil profissionais de segurança e ordem pública estarão envolvidos nas operações para a realização do evento em Brasília. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Presente ao evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou a integração entre forças nacionais e locais.  “Estamos unidos e preparados para garantir que as Olimpíadas — evento que representa a fraternidade universal e a paz entre os povos — ocorra de forma segura”, disse.

Ação das forças de segurança durante os jogos

A Operação Olimpíadas começa no domingo (24) e vai até 15 de agosto. Nesse período, serão mobilizados 4,5 mil profissionais da segurança pública do DF. O efetivo ainda contará com 4 mil militares das Forças Armadas.

Também compareceram as secretárias da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, e do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros; o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba; o comandante da Polícia Militar, Marco Antônio Nunes; o comandante do Corpo de Bombeiros, Hamilton Esteves; o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, entre outras autoridades.

Antes do discurso de Rollemberg, integrantes das forças nacionais e locais cantaram juntos o Hino Nacional. Ao lado do governador, em um carro do Exército, estava o comandante militar do Planalto, general de divisão Cesar Leme Justo. Ele também discursou: “O nosso propósito é trabalhar de forma articulada para garantir um ambiente seguro e estável nos Jogos Olímpicos.”

O comandante militar do Planalto, General de Divisão, César Leme Justo, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e a secretária da Segurança e da Paz Social, Márcia de Alencar visitando a exposição de veículos das forças de segurança.

O comandante militar do Planalto, general de divisão César Leme Justo, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a secretária da Segurança e da Paz Social, Márcia de Alencar, visitando a exposição de veículos das forças de segurança. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Depois da cerimônia e de falar com a imprensa, o governador de Brasília participou de uma exposição. Nela, integrantes das Forças Armadas e das forças da segurança pública local apresentaram veículos — entre viaturas, carros blindados e helicópteros — que vão reforçar a segurança durante o período da Operação Olimpíadas.

Edição: Paula Oliveira