26/07/2016 às 17:56, atualizado em 26/07/2016 às 18:55

Setor Comercial Sul terá dois dias de festa julina

Entrada é gratuita, e o resultado das vendas das barracas será revertido para entidades sociais sem fins lucrativos. Local também recebe nesta semana nova edição do Quinta Cultural

Por Jade Abreu e Samira Pádua, da Agência Brasília

Com comidas típicas e apresentações culturais na Praça Central, Quadra 5, o 1º Arraiá Solidário do Setor Comercial Sul ocorrerá na quinta-feira (28), das 16 às 21 horas, e na sexta (29), das 10 às 21 horas.

Nos dois dias, haverá discotecagem e, a partir das 20 horas, quadrilhas juninas. Na sexta, às 19 horas, dançarinos de forró prometem animar o público.

O evento é promovido pela Administração Regional do Plano Piloto, em parceria com o Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas), responsável pelas atrações da festa, inclusive as barracas de comida e bebida. O governo de Brasília, também por meio de parcerias, é responsável por banheiros, palco e estrutura musical.

A entrada é franca, e o resultado das vendas das barracas no local será revertido para entidades sociais sem fins lucrativos.

Quinta Cultural na Quadra 4

Também na quinta-feira (28), a Quadra 4 do Setor Comercial Sul receberá a 15ª edição do projeto Quinta Cultural, das 17 às 23 horas. Desta vez, as apresentações ficam por conta do projeto Kombiando e da banda Trio Ponta de Lança. A entrada é gratuita.

A programação inclui food trucks e foods bikes, com diversas opções gastronômicas. A equipe da revista Traços, publicação criada para reinserir na sociedade pessoas que vivem nas ruas, também estará presente.

[Relacionadas]

Haverá ainda cabideiro solidário da campanha Quem tem Põe. Quem não tem Pega, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos — pasta que coordena também o Quinta Cultural. A proposta é promover a doação e a captação de roupas sem intermediários.

Ações no Setor Comercial Sul fazem parte do Centro Legal

Desde dezembro passado, o governo intensificou a revitalização do centro do Plano Piloto, começando pela rodoviária e pelas redondezas. Em janeiro, a ação Centro Legal, de caráter permanente, chegou ao Setor Comercial Sul. O objetivo é reestruturar a região por meio de mudanças físicas, de segurança e de melhoria do ambiente para a convivência.

Entre as ações promovidas estão melhoria da iluminação pública, promoção de atividades culturais, mudanças de sinalização do trânsito, pintura de meios-fios, limpeza de bocas de lobo e manutenção de vias.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social não registrou homicídios no Setor Comercial Sul. No mesmo período de 2015, foram oito ocorrências.

1º Arraiá Solidário do Setor Comercial Sul
28 e 29 de julho (quinta e sexta-feira)
Das 16 às 21 horas (no dia 28) e das 10 às 21 horas (no dia 29)
Na Praça Central, Quadra 5
Entrada gratuita

 

15º Quinta Cultural
28 de julho (quinta-feira)
Das 17 às 23 horas
Na Quadra 4 do Setor Comercial Sul
Entrada gratuita

Edição: Marina Mercante