02/08/2016 às 11:20, atualizado em 02/08/2016 às 12:21

Matilda é o nome da nova anta do zoológico de Brasília

Escolha foi por meio de votação dos visitantes do parque

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O nome da anta é Matilda — e não Matilde, como informado anteriormente

A nova anta da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, de 4 meses de idade, agora chama-se Matilda. O nome foi selecionado por meio de votação aberta para os visitantes do parque na segunda-feira (1º). A urna ficou ao lado do viveiro dos animais das 9 às 17 horas, horário de funcionamento do zoo.

A nova anta da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, de 4 meses de idade, agora chama-se Matilde. O nome foi selecionado por meio de votação aberta para os visitantes do parque na segunda-feira (1º).

A nova anta do zoológico de Brasília, de 4 meses de idade, agora chama-se Matilda. O nome foi selecionado por meio de votação aberta para os visitantes do parque na segunda-feira (1º). Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Mais de 200 nomes foram sugeridos pelo público nas redes sociais da fundação, e os funcionários escolheram os três finalistas: Baianinha, Matilda e Olímpia. Por conta das férias letivas, foram promovidas atividades para as crianças durante o dia de ontem. Houve apresentação de teatro, cama elástica, festival de pipocas gourmet, pintura de rosto, oficina de desenho e piscina de bolinhas.

Paulo Camargo Júnior, de 8 anos, votou no nome vencedor. “Eu não gosto dos outros, e ela tem cara de Matilda”, explicou, enquanto comia pipoca de morango ao lado da mãe. Ele aproveitou para desenhar e visitar a anta.

Origem da anta Matilda

Matilda foi encontrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em uma residência. Ela estava com 2 meses de idade, era alimentada com ração de cachorro e tratada como animal doméstico.

[Relacionadas]

No Ibama, o filhote recebeu os primeiros atendimentos no Centro de Triagem de Animais Silvestres. Antes de ser inserido no viveiro do zoológico de Brasília com outros da espécie, precisou passar por um período de quarentena no hospital veterinário do parque, onde os funcionários checaram o peso e a saúde do mamífero.

Edição: Marina Mercante