05/08/2016 às 19:46, atualizado em 13/12/2016 às 15:40

Divulgados os três finalistas para ocupar a vaga de diretor-presidente do Zoológico de Brasília

Nomes dos candidatos foram publicados no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (5). O governador Rodrigo Rollemberg tem a decisão final

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Foi divulgada nesta sexta-feira (5) a lista dos três candidatos finalistas ao cargo de diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília: Francisco José Feijó Paiva, Gerson de Oliveira Norberto e Marcelo Lima Reis. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fará a escolha de qual dos três concorrentes assumirá o cargo.

Os três finalistas faziam parte dos 11 inscritos de todo o Brasil. Eles tiveram os currículos avaliados pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal. Depois da primeira triagem, cinco concorrentes foram chamados para apresentar um plano de gestão do zoológico.

O processo seletivo foi aberto em 11 de março e permitia a participação de qualquer pessoa com diploma de nível superior e experiência comprovada em gestão de fauna e de unidade de conservação. O objetivo do processo é dar ao governador opções de candidatos com méritos para a função.

Os nomes serão encaminhados a Rollemberg para que ele escolha qual dos três assumirá o cargo. A decisão será publicada no Diário Oficial do DF, e o nomeado terá até 30 dias para tomar posse. Antes, o diretor-presidente do zoológico era indicado pelo governador de Brasília, sem processo seletivo prévio.

Criada em dezembro de 1957, antes da inauguração de Brasília, a Fundação Jardim Zoológico foi a primeira instituição ambientalista do Distrito Federal. A entidade é referência nas áreas de conservação e de pesquisa e trabalha em parceria com a Universidade de Brasília, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Rural do Distrito Federal (Emater).

O zoológico ocupa terreno de quase 140 hectares e abriga cerca de 1,4 mil animais. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, recebe mais de 1,5 milhão de visitantes anualmente e fica na Avenida das Nações, Via L4 Sul.

Histórico dos candidatos para diretor-presidente do zoológico

Bacharel em biologia e especialista em gestão pública, Francisco José Feijó Paiva é diretor de Pesquisa da Superintendência de Conservação e Pesquisa do Zoológico de Brasília. Ele tem experiência nas áreas de conservação de pesquisa e de gestão administrativa e financeira.

O veterinário Gerson de Oliveira Norberto tem experiência com manejo de espécies ameaçadas e recuperação de áreas degradadas. Ele tem pós-graduação em gestão de áreas ambientalmente sensíveis e é diretor do zoológico de Salvador.

Marcelo Lima Reis é mestre em ecologia com graduação em biologia. Coordenador de projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem conhecimento na área de Gestão e Normatização da Fauna Silvestre Brasileira.

Edição: Paula Oliveira