05/08/2016 às 15:48, atualizado em 06/12/2016 às 13:31

Horário de fechamento das Vias N1 e S2 será alterado nos próximos jogos da Olimpíada

Medida foi tomada para dar maior comodidade à população. Pistas serão fechadas às 9 horas, e não mais às 7 horas. No domingo (7), a interdição ocorrerá a partir das 13 horas

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

O trânsito nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será interrompido a partir das 13 horas para as partidas de domingo (7), e não a partir das 11 horas.

Nos próximos jogos da Olimpíada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, os horários de fechamento da Via N1 e da S2 serão alterados. O início da interdição, inicialmente marcado para as 7 horas, passa a ser às 9 horas, a fim de que os brasilienses possam chegar com maior comodidade ao trabalho. A exceção é para a partida de domingo (7), quando o fluxo de carros será interrompido apenas às 13 horas. Em dias de jogos, os bolsões de estacionamento serão fechados a partir da 0 hora, como previsto.

Via N1 fechada na última quinta-feira (4), para os jogos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Via N1 fechada na quinta-feira (4) para os jogos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Foto: Gabriel Jabur – 4.8.2016

A decisão foi anunciada após as forças de segurança avaliarem a Operação Olimpíadas na primeira rodada de jogos. Na quinta-feira (4), Brasília abriu o torneio olímpico de futebol masculino. Representantes de diversos órgãos, como do Corpo de Bombeiros, dos Departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem do DF, das Polícias Militar e Civil, do Comitê Organizador dos Jogos do Rio e da Secretaria de Mobilidade, se reuniram na manhã desta sexta-feira (5), na sala de crises do Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

“A reunião foi para ajustar a operação de modo que todos apresentassem ideias de qual ponto melhorar”, explicou o coordenador de Brasília da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, coronel da Polícia Militar Paulo Roberto Batista de Oliveira. “Entre segurança e comodidade, prevalecem as questões de segurança. Vimos, porém, que é possível adaptar.”

Recomendações para os torcedores que vão aos próximos jogos no Mané Garrincha

Para os torcedores que vão assistir a partidas da Olimpíada em Brasília, a orientação é chegar com antecedência ao estádio. A medida é importante para garantir a segurança e evitar filas. “A população teve tempo hábil, os portões abriram às 11 horas, mas percebemos que a presença do público foi muito pequena no primeiro jogo e, a partir das 15 horas, houve um volume grande de pessoas na entrada. Peço colaboração de todos para que cheguem mais cedo”, resumiu o coronel Roberto. Com exceção das partidas de terça-feira (9), um único bilhete dá direito a assistir aos dois jogos quando há rodada dupla.

[Box-Olimpíada]

No domingo (7), o grupo A volta a jogar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Dinamarca e África do Sul se enfrentam às 19 horas. Já a seleção brasileira entra em campo às 22 horas contra o Iraque. Os portões serão abertos ao público às 17 horas.

Os torcedores também devem ficar atentos aos itens proibidos no estádio. Não é permitido, por exemplo, entrar com mochilas e bolsas, a menos que sejam de material transparente. “Estamos tentando evitar filas o máximo possível, sem afetar a segurança. Levar mochilas e bolsas atrasa todo o procedimento. Houve casos pontuais de algumas pessoas que entraram com bolsas, mas conversamos com a organização do Rio-2016 para que observe e não permita o acesso. As forças de segurança estão lá para dar todo apoio caso o torcedor se recuse”, reforçou o coronel.

Outro ponto importante é que as pessoas levem dinheiro trocado caso optem pelos ônibus. A tarifa das três linhas exclusivas para os dias de jogos custa R$ 2,25. Para os passageiros da rede integrada de transporte público com o metrô, o valor é de R$ 4. A operação especial de transporte começa três horas antes do início das partidas a vai até duas horas após o término.

Entenda como ficará o trânsito em dias de jogos da Olimpíada com novos horários

Nos dias de jogos da Olimpíada em Brasília, todas as faixas da Via N1 serão interditadas da Rodoviária do Plano Piloto até a altura do Tribunal de Contas do DF. A S2 ficará bloqueada do cruzamento com a S1 até o Centro Empresarial Brasil 21. O horário dessas intervenções foi alterado e passa para as 9 horas em 9 (terça), 10 (quarta), 12 (sexta) e 13 de agosto (sábado). Apenas no domingo (7), o bloqueio começará às 13 horas.

Os estacionamentos do complexo esportivo, do canteiro central (como o da Feira da Torre de TV) e atrás do Palácio do Buriti e do Tribunal de Contas são restritos para veículos oficiais e credenciados. Nesse caso, os bloqueios seguem inalterados, com fechamentos à 0 hora.

[Relacionadas]

Também seguirá igual o planejamento para as vias em torno do estádio, que terão o fluxo de carros interrompido à 0 hora dos dias de jogos. Na Via N2 — a interdição vai ser feita da ligação com a N1 até a rotatória próximo à 5ª Delegacia de Polícia. A pista que passa em frente ao estacionamento do Mané Garrincha e segue para o Autódromo Internacional Nelson Piquet e vice-versa estará igualmente interditada. O mesmo vale para a via que contorna o autódromo, em que apenas veículos oficiais e credenciados poderão circular, com exceção somente para a pista em frente ao depósito do Detran, que estará liberada.

As três faixas da S1 ao lado do canteiro central exclusivas para o ônibus de linha especial — da Rodoviária à Funarte — são fechadas apenas três horas antes do primeiro jogo. O procedimento é igual para a inversão do fluxo no Parque da Cidade.

Edição: Paula Oliveira