05/08/2016 às 19:42, atualizado em 09/08/2016 às 14:32

Monitoramento do trânsito no Buraco do Tatu conta com mais 6 videocâmaras

Imagens em alta definição identificam possíveis ocorrências, que são comunicadas pelo DER-DF à Ciade

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Seis novas câmeras foram instaladas no Buraco do Tatu (passagem entre o Eixo Rodoviário Sul e o Norte) para monitorar o trânsito de cerca de 90 mil carros que passam pelo local diariamente. As imagens em alta definição seguem em tempo real para a sala de videomonitoramento de tráfego do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), onde os agentes repassam as possíveis ocorrências para a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade).

Sala de videomonitoramento de tráfego do DER-DF.

Sala de videomonitoramento de tráfego do DER-DF. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

De acordo com o DER-DF, com base nos cenários capturados pelas videocâmaras, consegue-se acionar uma equipe para desobstruir a via, em média, em até sete minutos, mesmo durante horários de fluxo mais intenso. O principal objetivo dos equipamentos, segundo o departamento, é facilitar o atendimento de ocorrências, mas eles também podem contribuir para reduzir acidentes, já que funcionam como mais um alerta para os motoristas. Desde a instalação, em julho, não foram constatados acidentes, mas apenas carros quebrados e engarrafamentos.

As novas câmeras são estáticas e estão distribuídas uma em cada acesso (sul e norte) do Buraco do Tatu, sobre os radares de velocidade, e quatro, ao longo do trecho que divide o Eixo Rodoviário (Eixão). O custo foi de R$ 18.371.305,90, previstos no contrato de 30 meses do departamento com a empresa responsável pelas videocâmaras. Elas se somam a outras 26, em todo o Distrito Federal, que giram 360°, têm zoom de 1 quilômetro e trazem, com sutileza de detalhes, informações sobre motivos de retenção.

Desde 2012, equipamentos semelhantes são encontrados em pontos estratégicos em vias de trânsito mais intenso em Brasília, como a DF-075 (Estrada Parque Núcleo Bandeirante) e a DF-085 (Estrada Parque Taguatinga-Guará).

Edição: Raquel Flores