6/8/16 16:57
Atualizado em 6/8/16 às 18:11

Governo e população se unem para revitalizar área na Vila Cauhy

Durante mutirão promovido neste sábado (6), servidores e voluntários recolheram lixo, plantaram mudas de árvores, pintaram muros e instalaram cercas em espaço abandonado perto de ponte

Entre as 9 e 16 horas deste sábado (6), os arredores da ponte da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, ganharam cara nova. Plantio de mudas, pintura de muros e instalação de cercas e bancos foram algumas das melhorias feitas durante mutirão coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A ação faz parte do projeto Na Medida, um dos cinco eixos do Habita Brasília.

Voluntários plantam mudas na Vila Cauhy no projeto Na Medida.
Voluntários plantam mudas na Vila Cauhy no projeto Na Medida. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Em conjunto com a população, servidores do governo de Brasília plantaram 11 mudas de espécies nativas, além de pintar muros e instalar cercas de bambu e bancos com pneus usados. Presente no mutirão, o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, conta que um dos objetivos do projeto é inserir os moradores do local nas ações. “A participação popular é importante para conscientizar e criar um envolvimento com a comunidade.”

Responsável por 20% do volume de água do Lago Paranoá, o córrego que passa pelo local recebeu ações de limpeza, como a retirada de sacolas plásticas, cabos de vassoura e outros materiais que poluem o meio ambiente.

De acordo com a Administração Regional do Núcleo Bandeirante, as ações de limpeza no local são constantes, mas foram intensificadas hoje por causa do mutirão. “De terça a sexta, recolhemos 13 caminhões de entulho desta área”, afirma o administrador da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante e do Park Way, Cleudimar Sardinha.

Voluntários podem participar do projeto Na Medida

Entre os voluntários na ação deste sábado, Maria de Fátima Jesus, de 53 anos, moradora da Vila Cauhy há quatro, comenta que o espaço acumulava muito entulho. “Eu ajudei a tirar. Outras pessoas também ajudaram. É assim que temos que fazer. Temos que fazer a nossa parte”, disse a empregada doméstica, também reforçando que não pretende parar de cuidar da área.

Camila Souza, estudante de arquitetura, foi voluntária no mutirão.
Camila Souza, estudante de arquitetura, foi voluntária no mutirão. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A estudante de arquitetura Camila Souza saiu de Taguatinga, onde mora, para contribuir com a melhora do local. Ela soube do mutirão pelo site da Codhab e quis participar “É muito bom saber que a ajuda que damos muda o espaço para as pessoas.”

Camila fez a inscrição pelo Portal do Voluntariado e já participou de duas ações da companhia. Inicialmente, a ideia era ocupar o tempo livre das férias, mas, mesmo com a volta das aulas, ela não quer parar. Cinco amigos da estudante começaram a fazer parte das ações junto com ela.

Os interessados em participar devem acessar o portal das Ações Urbanas Comunitárias ou o Portal do Voluntariado, e preencher a ficha de inscrição.

Projeto Na Medida inclui revitalização de espaços públicos

O projeto Na Medida busca garantir a qualidade das residências de interesse social. Isso inclui ações internas e externas, como explica Paranhos. “Nós fazemos a melhoria habitacional, como uma reforma no banheiro, na cozinha. Mas também fazemos a melhoria da cidade, que é revitalizar esses espaços que são para a população.” Além da ação ao redor da ponte da Vila Cauhy, outros mutirões ocorreram em praças de regiões como Ceilândia, Santa Maria e São Sebastião.

Segundo o coordenador da assistência técnica da Codhab, Luiz Sarmento, o objetivo é promover semanalmente mutirões em áreas de vulnerabilidade social. “São espaços degradados, mas que queremos transformar em espaços de convívio”, ressalta.

Projeto Na Medida é um eixo do Habita Brasília

Dividido em cinco linhas de ação, o objetivo do Habita Brasília é aliar a necessidade da população, os serviços prestados pelo governo do Distrito Federal e as diferentes alternativas de moradia. O programa foi lançado em 25 de junho pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e é uma iniciativa para diminuir o déficit habitacional no DF.

As cinco modalidades do programa — Lote Legal, Projeto Na Medida, Morar Bem, Aluguel Legal e Portas Abertas — atendem inscritos nas listas da Codhab. A companhia seguirá a ordem de pontuação dos que se inscreveram, da mesma maneira como já ocorre.

Edição: Renaro Cardozo

Galeria de Fotos

Governo e população se unem para revitalizar área na Vila Cauhy