11/08/2016 às 14:02, atualizado em 12/08/2016 às 19:54

Divulgada a lista de repentistas e trios de forró da Casa do Cantador em Ceilândia

Foram escolhidas sete duplas para participar da Sexta do Repente e 30 grupos para tocar no Sabadão do Forró. As apresentações vão até o fim do ano

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

A seleção das duplas de repentistas e dos trios pé de serra que vão participar dos projetos Sexta do Repente e Sabadão do Forró foi divulgada pela Secretaria de Cultura nesta quinta-feira (11). Os artistas se apresentam de agosto a dezembro deste ano na Casa do Cantador, em Ceilândia.

Foram escolhidas sete duplas para participar da Sexta do Repente e 30 grupos para tocar no Sabadão do Forró.

Foram escolhidas sete duplas para participar da Sexta do Repente e 30 grupos para tocar no Sabadão do Forró. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-27.7.2016

Para a Sexta do Repente foram escolhidas sete duplas, das 12 previstas no edital. Os cinco primeiros colocados farão rodízio, com duas apresentações cada um. Os dois últimos colocados terão apenas um show por dupla, em seis eventos de 26 de agosto a 9 de dezembro. “Os shows de repente são bem informais, como pede a tradição. Os cantadores chegam, e a plateia participa sugerindo temas e motes para os repentistas improvisarem”, explica o diretor da Casa do Cantador, Francisco de Assis Chagas Filho, o Neném. O resultado é preliminar e possíveis recursos devem ser apresentados em um prazo de cinco dias.

No Sabadão do Forró, os 30 grupos selecionados se revezarão em nove dias de evento de 27 de agosto a 17 de dezembro, com participação de três a quatro grupos em cada dia. “Queremos fortalecer a identidade da Casa do Cantador como um espaço dedicado à cultura popular e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para os talentos do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) com uma seleção democrática”, diz Mariana Soares, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural. Segundo ela, a expectativa é divulgar as diversas expressões culturais do Distrito Federal.

[Relacionadas]

O chamamento para ocupação da Casa do Cantador integra o Programa de Promoção, Difusão e Intercâmbio Cultural do Distrito Federal, que visa ampliar a circulação e a distribuição cultural, intensificando a economia criativa em todo o território do DF e da Ride.

Edição: Gisela Sekeff