12/08/2016 às 09:14, atualizado em 29/08/2016 às 18:18

Polícia Militar começa Operação Volta às Aulas na segunda-feira (15)

Projeto iniciará por escola em Ceilândia, onde também será desenvolvida uma campanha esportiva

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A Operação Volta às Aulas da Polícia Militar do Distrito Federal começará na segunda-feira (15) em todas as escolas públicas e particulares do Distrito Federal. O lançamento da campanha ocorrerá no Centro Educacional 7 de Ceilândia, na Área Especial da Quadra QNN 13. O objetivo da ação é garantir a segurança dos alunos no início do semestre letivo, seja no trânsito, no perímetro escolar ou no trajeto entre a casa e a escola. Durante o trabalho, os militares visitarão as salas de aula e farão palestras educativas sobre como evitar a violência no ambiente estudantil.

De acordo com o Comando de Policiamento Escolar, a Operação Volta às Aulas, nessa unidade de ensino, dará início ao projeto social Escola de Campeões, que busca estreitar os laços entre a corporação e os estudantes por meio da prática esportiva. A ação será desenvolvida por policiais militares com formação na área de educação física.

Escolas Polos funcionam como sedes do batalhão da PM

O Centro Educacional 7 é considerado uma Escola Polo. Essa definição feita pelos próprios policiais, caracteriza uma nova visão do policiamento escolar que tem como objetivo empregar o policiamento de forma eficaz, selecionando colégios com histórico de violência e transformando-os em sedes do batalhão.

[Relacionadas]

Existe, ao menos, uma Escola Polo em cada região administrativa. De acordo com a Polícia Militar, como o batalhão não pode manter um efetivo grande por escola, algumas são selecionadas para servirem de base. Cada polo tem um gestor, viaturas e motos. Os policiais lotados nesses lugares são responsáveis por atender às demandas nas proximidades.

Simultaneamente a essas ações, os militares visitarão todas as escolas públicas e particulares do Distrito Federal durante o semestre para fortalecer o trabalho de aproximação com a comunidade. O serviço de prevenção e segurança ocorre durante todo o ano. Por questões de estratégia de atuação, não é divulgado o efetivo que atua na operação.

Edição: Gisela Sekeff