15/08/2016 às 08:26, atualizado em 20/01/2017 às 22:03

Mais de 15 km de canais de irrigação revitalizados neste ano

Quantidade é quase duas vezes maior do que em todo o ano passado

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Mais de 15 quilômetros de canais de irrigação no Distrito Federal foram revitalizados em 2016 pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

A quantidade é quase duas vezes maior do que em todo o ano de 2015. As ações foram concentradas nos núcleos rurais de Tabatinga e Santos Dumont, em Planaltina, de Olaria, em Brazlândia, e nas zonas rurais de Vargem Bonita e do Riacho Fundo.

Essa ação faz parte do Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo em Áreas de Produção Rural, dividido em quatro eixos: água, solo, regularização ambiental e ações transversais. No primeiro, o objetivo é conscientizar a população rural da importância do uso racional da água e da segurança hídrica – esta, com temas como a revitalização de canais de irrigação, a construção de reservatórios e o tratamento de dejetos.

Em 2015, 8,6 quilômetros de canais foram revitalizados. Neste ano, o trabalho conta com 15,35 quilômetros. “Os canais evitam as perdas de água, a infiltração, o pisoteio de animais e a contaminação química e biológica. Além disso, melhoram a distribuição da água entre os usuários”, afirma o diretor de Infraestrutura Rural e Serviços, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Voltaire.

Edição: Marina Mercante