16/08/2016 às 18:39, atualizado em 22/05/2018 às 12:47

#BoraVencer Intensivão está com inscrições abertas até 19 de agosto

Preparatório gratuito para alunos que farão o Enem 2016 tem 1,75 mil vagas. Aulas serão de 5 de setembro a 4 de novembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Depois do sucesso das aulas do projeto #BoraVencer em maio deste ano, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude lançou o #BoraVencer Intensivão. A ideia é oferecer gratuitamente um intensivo preparatório para 1,75 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (15) e podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (19), pelo site da secretaria.

“Seguimos ampliando o acesso dos jovens da rede pública à universidade, promovendo igualdade de condições, além de melhorar o desempenho do Distrito Federal nos resultados do Enem”, justifica o secretário Aurélio Araújo. As aulas do #BoraVencer Intensivão vão de 5 de setembro a 4 de novembro. O Enem será aplicado em 5 e 6 de novembro.

Quem pode participar do #BoraVencer Intensivão

O projeto vai atender alunos de 15 a 29 anos matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada e os matriculados nos cursos de educação de jovens e adultos (EJA) equivalentes ao terceiro ano do ensino médio. Os egressos tanto do ensino regular quanto do EJA também podem participar. Todos devem estar obrigatoriamente inscritos no Enem 2016.

O curso terá turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno com duração de 200 horas-aula, ministrado em quatro horas-aula por dia nas áreas de conhecimento do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, redação e matemática.

As 1,75 mil vagas estão distribuídas em quatro macrorregiões. Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, foi utilizada a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) para cruzar os dados de número de habitantes por região e porcentual de pessoas que não têm nível superior.

Macrorregiões Regiões
Taguatinga Águas Claras
Brazlândia
Ceilândia
Estrutural
Taguatinga
Vicente Pires
Gama Gama
Park Way
Recanto das Emas
Santa Maria
Sobradinho Fercal
Itapoã
Paranoá
Planaltina
Sobradinho
Sobradinho II
Varjão
Brasília Candangolândia
Cruzeiro
Guará
Jardim Botânico
Lago Norte
Lago Sul
Núcleo Bandeirante
Octogonal
Plano Piloto
São Sebastião
Sudoeste
Riacho Fundo I
Riacho Fundo II
Setor de Indústria e Abastecimento (SIA)

Sete regiões administrativas do Distrito Federal (Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga) receberam 10% a mais de vagas. Nessas regiões, estão localizadas algumas áreas consideradas sensíveis pela política de segurança pública Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pois representam, simultaneamente, situações de vulnerabilidade social e criminal. Do total de vagas de cada região, 5% são reservados para pessoas com deficiência.

Inscrições para o #BoraVencer Intensivão — Enem 2016

Até 19 de agosto (sexta-feira)

Pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Edição: Gisela Sekeff