23/08/2016 às 17:53, atualizado em 03/05/2017 às 18:16

Lago Norte comemora 56 anos com programação nas áreas urbana e rural

A celebração se inicia na sexta-feira (26) e segue até 24 de setembro

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Esporte e qualidade de vida são o foco das atividades para comemorar os 56 anos de criação do Lago Norte. A programação se inicia na sexta-feira (26) e segue até 24 de setembro. Entre as atividades previstas estão aulas de tai chi chuan, oficinas de hortas comunitárias e campeonato de bete. Haverá mutirões nos núcleos rurais da região administrativa, além de evento de abertura da Virada do Cerrado, em 7 de setembro, no Parque das Garças.

Esporte e qualidade de vida são o foco das atividades para comemorar os 56 anos de criação do Lago Norte

Esporte e qualidade de vida são o foco das atividades para comemorar os 56 anos de criação do Lago Norte. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

“Queremos estimular o vínculo de comunidade e privilegiar a região”, diz o administrador regional Marcos Woortmann. O estímulo ocorre em pontos específicos, como no Centro de Atividades, que teve o uso alterado nos últimos anos — de comercial para residencial. “O CA é um bairro novo, com boas instalações, mas ainda com uma vida comunitária grande a ser desenvolvida, e é nossa missão dar apoio para que isso se concretize.”

Descentralizar os eventos e, com isso, envolver os moradores do Setor de Mansões e dos núcleos rurais é também um dos objetivos da comemoração.

O Lago Norte tem população estimada de 33 mil pessoas, de acordo com a edição mais recente da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), de abril de 2014. O nome original da região era Península Norte, mas, por uma questão de equivalência ao Lago Sul, foi alterado. O Lago Norte é dividido em quadras do lago (QL) e quadras internas (QI), Setor de Mansões Lago Norte, Taquari e núcleos rurais dos Córregos do Urubu, do Olhos D’água, do Jerivá, do Palha, do Tamanduá, do Capoeira do Bálsamo, do Torto e do Bananal.

Programação de aniversário do Lago Norte

Edição: Paula Oliveira