25/08/2016 às 18:11

Faixas exclusivas para ônibus ficam liberadas até pelo menos segunda-feira (29)

Com a greve dos metroviários, todos os veículos puderam usar os trechos. DER-DF decidirá no início da semana sobre o retorno da restrição

Por Da Agência Brasília

Apesar do fim da greve dos metroviários, as faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), do Setor Policial Sul e das W3 Norte e Sul continuam liberadas até pelo menos segunda-feira (29) — quando o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) fará reunião para decidir a retomada do tráfego restrito para o transporte coletivo.

Faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG)

Faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

As faixas haviam sido liberadas para todos os veículos em junho, com o objetivo de desafogar o trânsito durante a paralisação, que durou 73 dias.

Metrô-DF volta ao normal nesta sexta-feira (26)

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) voltará ao normal nesta sexta-feira (26). O fim da greve foi uma decisão tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho na quarta-feira (24), que entendeu que as dificuldades financeiras do governo de Brasília não permitem novas contratações, porque o Executivo está impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O tribunal determinou o abono de um terço dos dias parados, o corte e o desconto de um terço do salário em até seis prestações na folha de pagamento e um terço de compensação social e de jornada (50% de cestas básicas e 50% de trabalho). Em assembleia na manhã desta quinta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal decidiu acatar a decisão.

Edição: Marina Mercante