26/08/2016 às 19:19, atualizado em 29/08/2016 às 17:46

Aprovada a regularização das áreas do Metrô-DF

Conplan emitiu parecer favorável ao processo que define a faixa de domínio das estações

Por Da Agência Brasília, com informações do Metrô-DF

Depois de mais de 20 anos de criação, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terá todas as suas áreas regularizadas. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) aprovou, nessa quinta-feira (25), parecer favorável da diretora-presidente da Agência de Fiscalização (Agefis), Bruna Pinheiro, ao processo que define a faixa de domínio do Metrô-DF e das áreas das Estações Central, Galeria, 102, 104, 106, 108, 110, 112 e 114, no Eixão Sul.

O processo, apresentado em 2009 para a regularização, teve parecer favorável também do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Procuradoria-Geral do Distrito Federal. A decisão será publicada no Diário Oficial do DF.

Segundo o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a medida permitirá à empresa ter o título de propriedade. “O próximo passo será conseguir a regularização das edificações para, em breve, começarmos a comercialização das lojas e dos espaços subterrâneos das estações”, afirmou. Com isso, será possível aumentar a receita extratarifária da empresa, prática comum nos metrôs de todo o mundo.