10/09/2016 às 16:04, atualizado em 23/12/2016 às 09:47

Bocas de lobo em tesourinhas do Plano Piloto serão limpas a partir de segunda (12)

Força-tarefa da Novacap quer evitar alagamentos em pontos críticos da região administrativa. Serviço começará às 9 horas pelas quadras finais da Asa Norte

Por Da Agência Brasília, com informações da Novacap

Para evitar alagamentos em pontos mais críticos do Plano Piloto, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inicia na segunda-feira (12) um esforço concentrado para limpar bocas de lobo das tesourinhas. A ação vai começar às 9 horas, pelas quadras de final 16 da Asa Norte, e deverá terminar por volta das 14 horas. De lá, segue até as de final 2 e depois à Asa Sul. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 45 dias. Durante a limpeza, as pistas serão parcialmente interditadas pelo Departamento de Trânsito (Detran) e liberadas à medida que o serviço for finalizado.

Limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto começa pelas quadras finais da Asa Norte.

Limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto começa pelas quadras finais da Asa Norte. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

De junho a agosto, a Novacap limpou 8,5 mil bocas de lobo e fez a manutenção de 8,5 mil metros de rede de drenagem pluvial de todas as quadras do Plano Piloto. Segundo o diretor-presidente, Júlio Menegotto, as bocas de lobo são desobstruídas constantemente em todo o Distrito Federal. Para o esforço concentrado a partir de segunda, serão mobilizadas três equipes, cada uma formada, em média, por seis pessoas, um caminhão desobstruidor, um caminhão pipa (transporte de água) e um caminhão basculante, para recolher o lixo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além das tesourinhas, a Novacap vai estudar com a Administração Regional do Plano Piloto a possibilidade de promover a limpeza de bocas de lobo em outros locais da região administrativa, como o Setor Comercial Sul e os Setores Bancários Sul e Norte.

Caso haja necessidade, as equipes voltam a lugares que já foram limpos. Para isso, as solicitações devem ser feitas às administrações regionais ou à Ouvidoria do governo de Brasília, pelo telefone 162.

Edição: Raquel Flores