12/09/2016 às 13:14, atualizado em 23/12/2016 às 09:47

Começa a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto

Durante o serviço, o Detran vai interromper parcialmente o fluxo de veículos nas vias. A previsão é que o trabalho seja finalizado em 45 dias

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. O serviço foi iniciado pelas quadras 16 da Asa Norte. Além de muita terra e folhas secas, foram recolhidas latinhas de alumínio, garrafas de vidro e PET, placas de carros, papeis e plásticos. A equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) seguirá até a primeira quadra e depois fará mesmo o trabalho a partir do fim da Asa Sul. A previsão é que o procedimento esteja concluído em 45 dias.

Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto.

Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A ação é feita, em média, por seis pessoas, que retiram o entulho e depois lavam as galerias. Além dos servidores, a operação tem o apoio de um caminhão desobstruidor, um caminhão-pipa para transporte de água e um caminhão basculante, para o recolhimento do lixo.

O objetivo do trabalho é evitar alagamentos em pontos críticos do Plano Piloto durante o período de chuva. Até quinta-feira (15), de acordo com medições do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas. Porém, conforme dados históricos, elas são mais intensas na segunda quinzena de outubro.

Durante a limpeza, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interrompe parcialmente o fluxo das vias. A liberação vai ocorrendo à medida que o serviço é finalizado. De acordo com a Novacap, alguns fatores poderão influenciar na duração do trabalho, como a quantidade de lixo encontrada e a baixa umidade relativa do ar — que pode reduzir a jornada dos servidores por medida de segurança.

Antecipando-se ao período chuvoso, a Administração Regional do Plano Piloto vai fazer, em parceria com a Novacap, a desobstrução das bocas de lobo de outras localidades, como os Setores Bancário e de Autarquias e a parte interna das quadras.

De acordo com os órgãos, apesar de ser uma força-tarefa para amenizar os possíveis problemas trazidos pelas chuvas, esse tipo de limpeza ocorre desde o início do ano. Somente a Novacap já realizou, de junho a agosto, a limpeza de 8,5 mil bocas de lobo e a manutenção de 8,5 mil metros de rede de drenagem pluvial de todas as quadras do Plano Piloto. A administração, por sua vez, executou cerca de 23 mil ações relacionadas a galerias de esgoto, como desobstrução de rede, reparos e reconstruções de bocas de lobo, entre outras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Caso haja necessidade, as equipes da Novacap podem retornar a locais que já foram limpos.  A população pode informar, à ouvidoria da companhia, as áreas que necessitam de limpeza. As demandas também podem ser feitas à administração de cada região ou na ouvidoria do governo de Brasília, pelo telefone 162.

Limpeza ocorre durante todo o ano em todo o DF

Segundo dados da companhia, existem aproximadamente 1,3 mil bocas de lobo nas Asas Norte e Sul. A Novacap trabalha diariamente com operações de retirada de entulhos em Brasília, atendendo às demandas.

Além da limpeza no Plano Piloto, diariamente, em todo o Distrito Federal, são retiradas de 4 a 5 toneladas de lixo das cerca de 170 mil bocas de lobo.

Entre os principais resíduos encontrados, a companhia cita pneus de bicicletas, calotas de carros, lixo doméstico e restos de construção.

Edição: Gisela Sekeff