13/09/2016 às 18:44, atualizado em 14/09/2016 às 10:46

Perícias médicas de servidores terão de ser agendadas

Mudança vale a partir de 19 de setembro. Atendimento poderá ser marcado das 7 às 22 horas, pela internet ou pelo telefone 156

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

A partir de 19 de setembro, as perícias médicas na Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), subordinada à pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, precisarão ser agendadas. Os servidores poderão marcar pela internet — por meio do sistema de agendamento de perícia médica (Siapmed) — e pelo telefone 156 (número de atendimento de serviços do governo de Brasília), opção 9, que passa a ser a central de informações sobre a subsecretaria.

Outra novidade é que o horário foi ampliado para os três turnos — manhã, tarde e noite —, conforme agendamento. A Subsaúde funciona das 7 às 22 horas, com pequenas pausas nesse intervalo. Antes, os atendimentos dos servidores de todo o governo de Brasília – média de 600 por dia – eram por ordem de chegada, o que resultava em picos de atividade e, por vezes, em demora. Agora, a demanda será distribuída em horários predeterminados, o que deverá acabar com as longas filas e proporcionar mais conforto.

O Siapmed foi desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e pela Subsaúde, com uma interface fácil e intuitiva. Os dois órgãos são vinculados à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Como agendar perícias médicas pelo Siapmed

O servidor deve fazer o login com o CPF e com a mesma senha usada no SIGRH (sistema que dá acesso ao contracheque). Em seguida, o sistema mostra a lista de horários com as vagas disponíveis em cada um deles. Depois de escolher o horário, devem-se preencher dados como natureza da licença e telefones de contato pessoal e do setor em que trabalha. Após o agendamento, o servidor deve imprimir o comprovante e levá-lo para a consulta.

Por telefone, a marcação é feita pelo número 156, na opção 9. Nesse caso, basta informar o CPF. O 156 também está preparado para tirar dúvidas.

Para que o atendimento ocorra no dia seguinte, o servidor deve agendar a perícia até as 17 horas do dia corrente. Depois desse horário, o agendamento só será possível para o dia subsequente.

Em ambas as opções — Siapmed e 156 —, os servidores serão orientados sobre quais documentos têm de levar. Mesmo com as consultas agendadas, é importante chegar com 15 minutos de antecedência.

Agendamento de perícia médica na Subsaúde

Pelo Siapmed: http://siapmed.df.gov.br/

Pelo telefone 156, opção 9