14/09/2016 às 15:37, atualizado em 05/12/2016 às 16:30

Semana do Lago Limpo tem quatro dias de retirada de lixo

Limpeza na orla do Lago Paranoá começou nesta quarta (14) e segue até sábado (17), quando também haverá aulas gratuitas de alongamento e crossfit

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Oitenta detentos que cumprem pena em regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) passaram a quarta-feira (14) retirando lixo do Lago Paranoá na Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) do Bosque, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), entre as pontes Honestino Guimarães e das Garças. Foi a primeira medida da 6ª Semana do Lago Limpo, projeto promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). Serão quatro dias de ações, até sábado (17), quando haverá atividades abertas ao público no Pontão do Lago Sul.

Detentos em regime semiaberto trabalham na retirada de lixo nas margens do Lago Paranoá nesta quarta-feira (14).

Detentos em regime semiaberto trabalham na retirada de lixo nas margens do Lago Paranoá nesta quarta-feira (14). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Na quinta (15) e na sexta-feira (16), a limpeza avança por outros pontos da cidade. Os detentos trabalharão na Vila Telebrasília; à direita e à esquerda da Ponte das Garças, na Avenida das Nações; e na QL 24, na saída da Ponte JK. “Os principais tipos de lixo são papéis, papelões, latas e garrafas”, enumera o coordenador da Semana do Lago Limpo e servidor da Adasa Rildo Marques. “Trabalhei nas seis edições e acho que conseguimos atingir um bom nível de conscientização. Antes, encontrávamos até geladeiras.”

Das 8 às 12 horas de sábado, diversas atividades estarão disponíveis no Pontão do Lago Sul. Enquanto alunos de duas escolas privadas de mergulho entrarão no lago para retirar lixo do fundo, serão ofertados ao público aferimento de pressão, oficina de reciclagem e aulas de alongamento e crossfit.

Edição: Marina Mercante