19/09/2016 às 20:02, atualizado em 07/12/2016 às 12:00

Juventude é prioridade para ações integradas de segurança

Polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros vão atuar em horários e locais em que há maior incidência de crimes nas oito regiões administrativas mapeadas como as mais críticas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

As oito regiões administrativas mapeadas em levantamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social como mais críticas — Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga — receberão reforço de ações integradas das quatro forças de segurança (Polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar). O foco será a juventude, com iniciativas em horários e locais com maior incidência de crimes, a exemplo de pontos de ônibus.

Parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, a medida foi anunciada pela secretária Márcia de Alencar Araújo, na tarde desta segunda-feira (19), antes do início da reunião para detalhar as ações. Os comandantes dos batalhões da Polícia Militar das oito regiões e o comandante-geral, coronel Marcos Antônio Nunes, participaram do encontro.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

“Os jovens que estão mais vulneráveis, nas áreas mais sensíveis de Brasília, são o nosso foco das estratégias para o próximo trimestre. Nós sabemos que o pico da criminalidade tem uma faixa etária, que envolve a juventude”, detalhou a secretária. De acordo com ela, foram apontados aproximadamente 3,6 mil jovens responsáveis por uma quantidade significativa de reincidências criminais.

A faixa etária dos envolvidos, segundo Márcia, varia de 16 a 24 anos, e a maioria dos delitos cometidos envolve roubo de celular. “Eles só se deslocam de seus ambientes e passam o dia replicando sua ação em outros lugares.” Quanto ao horário em que os crimes costumam ocorrer, há uma variação a depender de cada local. Na Estrutural, por exemplo, os intervalos das 5 às 8 horas e das 17 às 20 horas são os com mais registros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atenção especial para faixa etária dos envolvidos

As ações pensadas para diminuir os crimes contra patrimônio nas oito áreas já anunciadas não se resumem a práticas das forças de segurança. “Essa faixa etária hoje vai ter uma atenção especial, seja no sistema socioeducativo, na rua, na escola”, explicou a secretária.

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Antônio Nunes, explicou ao presidentes dos conselhos comunitários de segurança a reestruturação dos batalhões de Polícia Militar.

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Antônio Nunes, deu informações aos presidentes dos conselhos comunitários de segurança sobre a reestruturação dos batalhões de Polícia Militar. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Na semana passada, a pasta reuniu-se para definir um plano de segurança integrado para a Estrutural e o Plano Piloto, mais especificamente o Setor Comercial Sul. O planejamento inclui, por exemplo, o reforço em projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar — o Bombeiro Mirim e o Bombeiro nas Quadras.

Reestruturação dos batalhões de Polícia Militar

Uma das medidas que possibilitará as ações planejadas pela secretaria com as forças de segurança é a reestruturação iniciada pela Polícia Militar em seus batalhões. A iniciativa, segundo o comandante-geral, resultou na abertura de 11 novas unidades e deve tirar da área administrativa para as ruas de Brasília pelo menos 800 policiais. Em reunião no início desta tarde, Nunes explicou a medida para os presidentes dos conselhos comunitários de segurança.

Edição: Raquel Flores