23/09/2016 às 00:01, atualizado em 05/12/2016 às 19:32

Em Roda de Conversa do Núcleo Bandeirante, moradores pedem atenção à saúde

No encontro da população com o governador de Brasília nesta quinta-feira (22) à noite, também foram discutidas questões relacionadas à regularização de terras e a creches

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A equipe de Estratégia de Saúde da Família da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, será reconstituída e terá o funcionamento normalizado no início de outubro. A garantia do programa de assistência primária foi dada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na noite dessa quinta-feira (22), na Roda de Conversa que ocorreu no Salão Comunitário, com a presença de cerca de 500 pessoas. Atenção à saúde foi um dos principais pedidos de moradores da região administrativa.

“O compromisso nesse momento é para que a gente possa implementar unidades de pronto-atendimento [UPAs] para fortalecer os trabalhos na saúde”, afirmou o governador. Há um mês, houve remanejamento na equipe, com a saída de uma médica, no entanto o programa está garantido, e há assistência para quem precisar do serviço.

A moradora Juliana Soares perguntou ao governador Rollemberg sobre regularização de terras e áreas de risco na região do Núcleo Bandeirante.

A moradora Juliana Soares perguntou ao governador Rollemberg sobre regularização de terras e áreas de risco na região do Núcleo Bandeirante. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Outro ponto levantado no encontro do governador com a população foi sobre a regularização de terras. A moradora Juliana Soares contou que a situação das propriedades é um incômodo à comunidade. “Existe um medo também por causa do período das chuvas, para não acontecer nenhuma tragédia com as pessoas em área de risco.”

Rollemberg disse que a regularização de terras é uma preocupação do Estado. O governador ressaltou que as ações deverão ser feitas já com infraestrutura. “O ideal é fazer o remanejamento das pessoas que estão em área de risco para locais mais seguros”. Na região, um posto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) orienta gratuitamente sobre o planejamento de estruturas para moradias em situação de vulnerabilidade. Para dar mais tranquilidade durante o período de chuvas, a companhia tem feito ações de limpeza de rio e de revitalização nas ruas.

O representante da Associação de Moradores da Vila Cauhy, Walter Marques, perguntou ao governador sobre a situação de quem precisa trabalhar, mas não tem com quem deixar as crianças. “Quando não existe creche, nega-se a possibilidade de essas mães criarem os filhos de uma maneira melhor.” Rollemberg adiantou que o governo providenciará creches para famílias que tenham crianças de 4 e 5 anos.

O governador destacou outras ações voltadas à educação, como os novos Centros Interescolares de Línguas — que passaram de nove para 13 na sua gestão — e os simulados gratuitos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos do terceiro ano do ensino médio.

Roda de Conversa no Núcleo Bandeirante reuniu 500 pessoas no Salão Comunitário.

Roda de Conversa no Núcleo Bandeirante reuniu 500 pessoas no Salão Comunitário. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Dos 500 participantes da Roda de Conversa, 98 inscreveram-se para falar com o governador — 46 da sociedade civil e 52 de movimentos sociais, como líderes comunitários. Por meio de sorteio, 12 tiveram a oportunidade de fazer perguntas. O encontro da população com Rollemberg ainda reúne gestores do Executivo local para ouvir as queixas da comunidade e encaminhá-las aos órgãos competentes.

Essa é a nona edição da Roda de Conversa. Neste ano, ela já passou por Águas ClarasBrazlândiaPlanaltinaRiacho Fundo II e São Sebastião. Em 2015, foi à Candangolândia, ao Itapoã e ao Recanto das Emas. O objetivo desses encontros do governador de Brasília com a população, organizados pela Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social do DF, é identificar as principais necessidades de cada região administrativa e, com isso, passar ao governo informações para a construção de políticas públicas com resultados mais eficazes, de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores.

Edição: Raquel Flores