27/9/16 18:31
Atualizado em 11/10/17 às 21:52

Brasília sediará em 2018 comitê de segurança de capitais ibero-americanas

A capital federal foi escolhida na 19ª edição do encontro, na Costa Rica. A secretária Márcia de Alencar Araújo criará comissão para organizar o evento no DF

Brasília sediará pela primeira vez, em 2018, o Comitê de Segurança e Polícia Municipal da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas. Com isso, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, passa a ser anfitriã da 20ª edição do comitê, para o biênio de 2017 e 2018. Nos próximos dias, ela criará uma comissão para articular e organizar o encontro, marcado para julho.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.
A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A escolha de Brasília ocorreu na Costa Rica, na semana passada, durante a 19ª reunião do colegiado, da qual a secretária da Segurança Pública participou. A novidade vem pouco mais de três meses depois de a capital federal ser anunciada como vencedora do Prêmio Capital Ibero-americana da Paz, também para o biênio de 2017 e 2018. O fato, segundo Márcia, foi determinante para a definição do local que sediará o 20° comitê.

A capital brasileira disputou a sede com a uruguaia, Montevidéu. “Houve um consenso para que Brasília sediasse por já termos iniciativas de sucesso implementadas”, destaca a secretária. Para ela, a escolha reforça o reconhecimento às práticas adotadas no DF, sobretudo às que dizem respeito ao Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.

Preparação para o 20° Comitê de Segurança da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

Segundo Márcia, cabe à sede a organização e o levantamento das pautas que serão discutidas durante o próximo encontro, quando serão apresentadas também as ações implementadas durante os dois anos entre uma reunião e outra. No encontro na Costa Rica, por exemplo, ficou acordado que todas as localidades que integram a União das Cidades Capitais Ibero-Americanas investirão em ferramentas tecnológicas de monitoramento e gestão.

"Houve um consenso para que Brasília sediasse por já termos iniciativas de sucesso implementadas."Márcia de Alencar Araújo, secretária da Segurança Pública e da Paz Social do DF

Brasília já conta com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que será aprimorado, conforme adianta Márcia. “O CICCR passará por uma integração com todo o sistema de TI [Tecnologia da Informação] e de inteligência para que possamos construir uma solução tecnológica moderna e termos ali o que se chama de cidade inteligente.” Ela detalha que a ideia é conter no mesmo lugar iniciativas de videomonitoramento, radiocomunicação e pronto-atendimento, por exemplo.

Para 2018, a secretária da Segurança Pública deseja que Brasília apresente casos de sucesso no combate à violência contra a mulher e à vulnerabilidade juvenil e na ampliação do policiamento comunitário e mais preventivo do que repressivo. “Esses temas são centrais no mundo, e Brasília já vem sendo referência em vários aspectos no Brasil e para outros países.” Segundo ela, será mais uma oportunidade para o DF ser divulgado internacionalmente e mostrar seus avanços na prática.

O que é a União das Cidades Capitais Ibero-americanas

A União das Cidades Capitais Ibero-americanas é uma organização não governamental fundada em 1982 para garantir relações pacíficas e de desenvolvimento mútuo entre os países ibero-americanos. Desde 1989, é membro consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. Trinta cidades, de 24 países, compõem os quadros. A capital federal é vice-presidente temática de governança do colegiado no biênio 2016/2017. O Brasil é representado por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Edição: Raquel Flores

Galeria de Fotos

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo

Últimas notícias
23/1/19 19:11
Sarney Filho apresenta prioridades da Sema a deputados distritais

 O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ciência e Tecnologia da Câmara Distrital.

23/1/19 18:30
Distrito Federal quer ampliar PPP’s

Delegação de representantes da China conhece oportunidades de investimento

22/1/19 19:37
SOS DF supera 12 mil ações em 20 dias

41 tipos de serviços, entre os quais substituição de lâmpadas, roçagem, podas de árvores, remoção de lixo, pintura de faixa, limpeza de boca de lobo e desobstrução da rede, além da operação tapa-buraco

22/1/19 16:36
Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural