05/10/2016 às 11:11, atualizado em 06/12/2016 às 20:09

Agricultores colombianos buscam parcerias em Brasília

Rollemberg conversou com o embaixador Alejandro Borda e uma comitiva de empresários do ramo da agricultura daquele país na manhã desta quarta-feira (5), no Palácio do Buriti

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu o embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, e uma comitiva de empresários do ramo de agricultura colombiana do estado de Meta. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Rollemberg conversou com o embaixador Alejandro Borba e uma comitiva de empresários do ramo da agricultura da Colômbia.

Rollemberg conversou com o embaixador Alejandro Borba e uma comitiva de empresários do ramo da agricultura da Colômbia. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os empresários afirmaram que as características da região de Meta são semelhantes às do Cerrado e disseram estar “30 anos atrasados em relação ao Brasil”. Eles mostraram interesse no desenvolvimento tecnológico, na agricultura familiar e em firmar relações com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e a [tooltip title=”Maior feira de agronegócio do Centro-Oeste.” placement=”top”]AgroBrasília[/tooltip].

A comitiva entregou a Rollemberg uma carta da governadora de Meta, Marcela Amaya García, e contou o itinerário deles na cidade, que inclui visitas à Embrapa e a fazendas. Ao fim do encontro, os empresários confirmaram presença na edição de 2017 da AgroBrasília, e o embaixador Alejandro Borda convidou Rollemberg a visitar Villavicencio, capital de Meta, e para “a AgroBrasília deles”, a feira de exposições ExpoMalocas.

Participaram do encontro os secretários de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes; além dos presidentes da Emater-DF, Argileu Martins, e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), José Deval; e o deputado distrital Joe Valle (PDT).

Edição: Paula Oliveira