05/10/2016 às 11:27, atualizado em 24/05/2017 às 09:02

Brasília recebe Campus Party de 26 a 30 de julho de 2017

Data foi anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta quarta-feira (5), quando se iniciou a contagem regressiva de 30 dias para o Campus Day, em 5 de novembro

Por Guilherme Pera e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

No mesmo dia do encerramento do 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, nesta quarta-feira (5), o governo de Brasília anunciou a data de outro grande evento do setor na cidade: a Campus Party. Será de 26 a 30 de julho de 2017, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Brasília havia sido confirmada como sede em janeiro, mas somente agora se definiu o período.

Data foi anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta quarta-feira (5), quando se iniciou a contagem regressiva de 30 dias para o Campus Day, em 5 de novembro.

Data foi anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta quarta-feira (5), quando se iniciou a contagem regressiva de 30 dias para o Campus Day, em 5 de novembro. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O anúncio foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti. “Estamos fazendo um investimento muito grande para mudar a vertente do desenvolvimento econômico da cidade. Brasília tem grande vocação para se tornar um centro de ciência, tecnologia e inovação.” O chefe do Executivo local destacou o fato de o DF ter a maior concentração de doutores por habitante no País, além de instituições científicas.

Hoje também teve início a contagem regressiva de 30 dias para o Campus Day Brasília — evento preparatório para a Campus Party na capital federal —, que ocorrerá em 5 de novembro, das 14 às 22 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Gratuitas, as inscrições estão abertas.

O Campus Day é uma forma de chamar a população a participar da Campus Party, de acordo com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. “Em 5 de novembro, faremos um esquenta. Serão algumas horas, mas muito importantes para engajar a comunidade”, afirma Farruggia.

[Olho texto=”“Estamos fazendo um investimento muito grande para mudar a vertente do desenvolvimento econômico da cidade. Brasília tem grande vocação para se tornar um centro de ciência, tecnologia e inovação.”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, a Campus Party ocorre em 12 países e é o evento de tecnologia, empreendimento e inovação mais abrangente do mundo. “Por onde ela passa, deixa um legado. Esperamos que em Brasília seja assim.” Jarjour destacou ainda que o festival ajudou a implementar células empreendedoras em universidades e de robótica livre em escolas públicas em outros países. “O exemplo poderia ser seguido aqui, e a Campus Party, servir de mola propulsora para a implementação do Biotic – Parque Tecnológico”, acrescentou.

O Campus Day Brasília é organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. São esperados cerca de 2 mil inscritos – até o momento, 1,2 mil já garantiram vaga. O tema das discussões no Distrito Federal será Dados Abertos e Transparência, Trabalho e Educação do Futuro.

O evento terá atividades de robótica, de educação digital, de realidade virtual e corrida de drones. Também estão previstos fóruns e palestras de desenvolvedores de games e empreendedores nacionais e de projeção internacional. É o caso de Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider e ex-presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, organização que promove o desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos.

O cofundador da Campus Party e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles, fará a abertura da Campus Day. Além disso, o mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Dado Schneider vai abordar temas como trabalho e carreira durante a fala aos campuseiros. Segurança da informação será a discussão proposta por Edson Borelli, CEO e fundador da Blackdoor Security e coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party.

Campus Party no Brasil e no mundo

A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. Chegou ao Brasil em 2008, e a primeira cidade a sediar o festival foi São Paulo (SP). O Recife (PE) também recebe a Campus Party desde 2012 e, em novembro deste ano, chega a Belo Horizonte (MG). A edição nacional ocorre na capital paulista, e as outras são como eventos regionais. Anualmente, a Campus Party passa pelos seguintes países: Argentina, Costa Rica, Equador, Holanda, Itália e México.

Edição: Raquel Flores