11/10/2016 às 17:20

Reforma da previdência é discutida no Fórum Permanente de Governadores

Encontro ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras nesta terça-feira (11). Chefes de Executivo estaduais e do DF devem se reunir com o governo federal na semana que vem

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A reforma da previdência foi pauta da reunião do Fórum Permanente de Governadores nesta terça-feira (11). Chefes de Executivo e representantes de 16 estados e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, encontraram-se na Residência Oficial de Águas Claras, onde o economista e especialista em contas públicas Raul Velloso apresentou dados e projeção para daqui a 75 anos sobre o tema.

Reunião do Fórum Permanente de Governadores ocorreu nesta terça-feira (11) na Residência Oficial de Águas Claras.

Reunião do Fórum Permanente de Governadores ocorreu nesta terça-feira (11) na Residência Oficial de Águas Claras. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse, ao final da apresentação, que ficou acordado priorizar a reforma e buscar sintonia com o governo federal para um trabalho conjunto. “A ideia é que a gente consiga combater o déficit da previdência, a injustiça que ele traz e o desequilíbrio fiscal nos estados, nos municípios e no governo federal, principalmente o da previdência pública”, resumiu.

Segundo ele, um encontro com o presidente da República, Michel Temer, e ministros que têm relação com o assunto deve ocorrer na próxima semana. “Para construirmos uma sintonia e estabelecer essa prioridade absoluta para a reforma da previdência se possível ainda neste ano”, adiantou.

No entendimento do economista Raul Velloso, a previdência pública é o principal problema do Estado brasileiro. “Ele é pesado demais na conta de hoje dos estados, tem uma trajetória muito ruim para o futuro de ser crescente e requer uma solução”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além dos governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de Santa Catarina, participaram da reunião os governadores do Acre, Tião Viana; do Amazonas, José Melo de Oliveira; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; de Rondônia, Confúcio Moura; de São Paulo, Geraldo Alckmin; de Sergipe, Jackson Barreto de Lima; e do Tocantins, Marcelo Miranda. Estiveram ainda no encontro como representantes dos estados o secretário de Representação Institucional do governo do Maranhão em Brasília, Ricardo Cappelli; o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes; e o secretário interino de Fazenda de Roraima, Shiská Pereira.

Edição: Raquel Flores