12/10/2016 às 12:07, atualizado em 13/10/2016 às 11:32

Secretarias unem-se para ações em apoio à campanha Outubro Rosa

Saúde, Mobilidade e Trabalho fazem parcerias para ministrar palestras sobre prevenção ao câncer de mama, colocar mensagens de conscientização em coletivos do sistema de transporte público e oferecer atendimento no Ônibus da Mulher

Por Da Agência Brasília, com informações das Secretarias de Saúde, de Mobilidade e do Trabalho

Para marcar a passagem do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde promoverá uma série de atividades no Distrito Federal neste mês. A campanha, que tem como símbolo o laço cor-de-rosa, ocorre todos os anos com o objetivo de alertar a sociedade, em especial as mulheres, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A partir desta quinta-feira (13), em parceria com a Secretaria de Mobilidade, ônibus de empresas do sistema de transporte público vão circular com imagens que fazem referência ao tema. Em cada um dos coletivos, um dos assentos será revestido da cor rosa, com espuma adicional, e trará a mensagem: “Tem coisas que você só sente se tocar. Realize o autoexame para prevenir o câncer de mama e faça essa informação circular”.

[Olho texto='”Tem coisas que você só sente se tocar. Realize o autoexame para prevenir o câncer de mama e faça essa informação circular.”‘ assinatura=”Mensagem da campanha Outubro Rosa em ônibus de empresas do sistema de transporte coletivo do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também nesta quinta, das 9 às 15 horas, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, serão dadas orientações sobre as formas de prevenir a doença, como realizar o autoexame e o fluxo de atendimento às usuárias da rede pública do DF. Além disso, haverá palestras com a participação de representantes da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília – Recomeçar, que vão contar experiências com o câncer de mama.

Ainda em parceria com a Saúde, o Ônibus da Mulher, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, oferecerá serviços de atendimento psicológico, jurídico e assistencial de combate à violência contra a mulher. A ação será reforçada com a distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha e fôlderes com informações sobre a rede do governo de Brasília de proteção à mulher, composta pelos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica, os Centros de Atendimento à Mulher e a Casa da Mulher Brasileira de Brasília, entre outros agentes públicos. As atividades da Secretaria do Trabalho seguem até 23 de outubro. Veja a programação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na sexta-feira (14), em parceria com a Administração Regional de Samambaia e uma produtora local, equipes da Secretaria de Saúde estarão no estacionamento da QS 412, Conjunto B, em Samambaia Sul, a partir das 17 horas. A programação começará com uma palestra da Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste sobre a prevenção do câncer de mama e a distribuição de panfletos com orientações sobre o assunto. Em seguida, haverá apresentação de bandas regionais com vocalistas mulheres.

De 24 a 27 de outubro, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) receberá o 2º Mutirão de Reconstrução Mamária promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com apoio da Secretaria de Saúde do DF. A ação pretende beneficiar cerca de 60 mulheres com câncer que foram submetidas à retirada total ou parcial da mama.

Mutirão de mastectomia no Hospital de Base atendeu dez mulheres

Em 24 de setembro, a Unidade de Mastologia do Hospital de Base promoveu um mutirão de mastectomia, no qual foram atendidas dez mulheres com câncer de mama que aguardavam o procedimento. A força-tarefa contou com a participação voluntária (fora da escala de plantão) de 35 servidores, entre eles, dez cirurgiões e cinco anestesistas. De acordo com a Saúde, pacientes que queiram fazer a cirurgia devem procurar o médico que as assistem para que sejam encaminhadas por ele.

Edição: Raquel Flores