17/10/2016 às 15:19, atualizado em 19/06/2017 às 15:59

Brasília terá Semana do Bebê a partir desta terça (18)

Com o objetivo de alertar para os direitos das crianças de até 6 anos, evento ocorre até o dia 28 em diversos locais da cidade

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Pela primeira vez, o Distrito Federal recebe a Semana do Bebê, com o tema O bebê sujeito de direitos. O objetivo é conscientizar sobre os direitos de crianças de até 6 anos de idade. De 18 a 28 de outubro, carreatas, debates, filmes, palestras, oficinas e seminários levantarão discussões sobre a importância do desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Apesar de as atividades começarem nesta terça-feira (18), a solenidade de abertura será na segunda (24), com apresentação do filme O começo da vida, seguida de debate, no Cine Brasília (106/107 Sul), das 8h30 às 12h30.

Dois eventos antecedem a abertura oficial. Amanhã (18), a partir das 14 horas, haverá um debate sobre a primeira infância no Centro de Apoio Casa Azul (QN 315, Conjunto F, Lotes 1/4, Samambaia). No sábado (22), às 9 horas, uma carreata sairá da Praça do Atleta, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck.

Na carreata, também ocorrerá o “mamaço” (mulheres amamentando simultaneamente). A intenção é defender o gesto como um direito de alimentação dos bebês e desvincular o seio materno da imagem de objeto sexual. A programação completa está no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.

A 1ª Semana do Bebê do Distrito Federal é organizada pela secretaria em parceria com o Comitê Distrital pela Primeira Infância e a rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A semana faz parte da programação do governo de Brasília para o Mês da Criança, lançado em 10 de outubro para fortalecer as políticas públicas de defesa dos direitos infantis.

Histórico da Semana do Bebê

A Semana do Bebê ocorre há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, recebeu o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que sistematizou o evento e o apresentou para outras regiões do Brasil. Assim, cada município define as atividades que farão parte da mobilização a favor da primeira infância.

Solenidade de abertura da 1ª Semana do Bebê do Distrito Federal

24 de outubro (segunda-feira)

Das 8h30 às 12h30

Cine Brasília (106/107 Sul)

 

Debate sobre a primeira infância

18 de outubro (terça-feira)

14 horas

Centro de Apoio Casa Azul (QN 315, Conjunto F, Lotes 1/4 , Samambaia)

 

Carreata e “mamaço”

22 de outubro (sábado)

Das 9 horas ao meio-dia

Praça do Atleta, Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck

Acesse a programação da 1ª Semana do Bebê no DF.

Edição: Marina Mercante