17/10/2016 às 22:03, atualizado em 18/10/2016 às 15:54

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo (23)

Ciência Alimentando o Brasil é o tema desta edição. No lançamento, Rodrigo Rollemberg destaca oportunidade de promoção do desenvolvimento sustentável no País

Por Samira Pádua e Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Está aberta a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá até domingo (23) em todo o País. O evento foi lançado na noite desta segunda-feira (17), no Planetário de Brasília, com a inauguração do foguete VSB-30, que ficará permanentemente no local.

O governador Rodrigo Rollemberg; o diretor do Planetário de Brasília, Airton Lugarinho; o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Braga Coelho; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil do Distrito Federal, Marcelo Aguiar; e o presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar.

O governador Rodrigo Rollemberg; o diretor do Planetário de Brasília, Airton Lugarinho; o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Braga Coelho; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil do Distrito Federal, Marcelo Aguiar; e o presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cortou a fita inaugural ao lado do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Braga Coelho; do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Jamal Bittar, e do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil do Distrito Federal, Marcelo Aguiar.

Para o governador, a semana cria oportunidades para promoção do desenvolvimento sustentável. “O objetivo é despertar em nossas crianças e nossos jovens o interesse pela tecnologia, pela engenharia, para que possamos com isso promover um desenvolvimento sustentável para o nosso País, mais qualificado e agregando conhecimento.”

[Olho texto='”O objetivo é despertar nas crianças e jovens o interesse pela tecnologia, pela engenharia, para que possamos promover um desenvolvimento sustentável”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os presentes ainda puderam acompanhar a apresentação de alunos da Escola de Música de Brasília e a exposição Azul, que pinta o firmamento com réplicas de obras renomadas que mostram o céu em diferentes contextos.

Segundo o secretário adjunto Marcelo Aguiar, a ideia é que, depois que o evento for avaliado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 6 de dezembro, já tenham início as atividades preparatórias da próxima edição.

Em Brasília, estão previstos mais de 30 eventos ao longo da semana, que serão acompanhados por alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. De acordo com a Secretaria de Educação, a média estimada é de 200 alunos por dia.

A coordenação nacional do evento está a cargo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. No Distrito Federal, a programação é organizada pelo governo de Brasília, em parceria com a pasta federal.

Ciência Alimentando o Brasil é o tema escolhido pela ONU

O tema desta edição é Ciência Alimentando o Brasil. A escolha tem como base a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

O evento foi instituído por decreto em 2004 e ocorre anualmente, em outubro, em todo o País. À época, o atual governador de Brasília era secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério e coordenou as duas primeiras edições. O objetivo da semana é aproximar o tema da população, por meio de linguagem acessível.

Atividades no DF serão descentralizadas

[Olho texto=”Em Brasília, estão previstos mais de 30 eventos ao longo da semana, que serão acompanhados por alunos do ensinos fundamental e médio da rede pública” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Diferentemente de edições anteriores, neste ano a programação se desenrolará em vários locais do DF. Haverá atividades na Universidade de Brasília, no Parque Nacional, no Jardim Botânico e no Planetário, além de ambientes da rede distrital de educação e divulgação científica, como o Memorial dos Povos Indígenas. A programação em Brasília está no site da Casa Civil.

Entre as atividades que ocorrerão no Planetário estão oficinas, como a de construção de carros-foguetes com papelão e com garrafas PET. O foguete VSB-30 também poderá ser visitado. O veículo, de mais de 12 metros de comprimento, foi cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pelo Sistema Fibra.

Documentários científicos serão exibidos durante toda a semana, como parte da 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV. Haverá ainda a exposição Azul que pinta o céu, com reproduções de obras de museus franceses. Estarão expostas também imagens de objetos astronômicos do Observatório Europeu do Sul.

No Parque Nacional de Brasília, o Arquivo Público do DF organizou a exposição Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil — Antecedentes de Brasília (de junho de 1892 a janeiro de 1893).

Serão oito painéis que ilustram com fotos e textos a missão do explorador Luiz Cruls, do período em que ele estudou o espaço onde seria construída a nova capital do País. Haverá ainda mostra relacionada à sismologia — estudos sobre terremotos — com maquetes e simulador sonoro.

O foguete VSB-30, cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pelo Sistema Fibra, ficará exposto permanentemente no Planetário de Brasília.

O foguete VSB-30, cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pelo Sistema Fibra, ficará exposto permanentemente no Planetário de Brasília. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No Jardim Zoológico de Brasília, os visitantes poderão ver exposição de crânios de animais, teatro de fantoches, quebra-cabeças, vídeos e painéis informativos, com referência à alimentação das espécies.

O Jardim Botânico contará com apresentação de coleções biológicas de insetos e plantas, além de oficinas, como a de prensagem de plantas. Outra atração será a exposição Viagem Antártica, com materiais de divulgação científica desenvolvidos com a participação de um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estará na Universidade de Brasília com a exposição Alimentação, Geração de Resíduos e Tecnologias de Tratamento. Trará abordagens voltadas, por exemplo, para a redução da produção de resíduos com base em alimentação saudável, a separação dos recicláveis para a coleta seletiva e o incentivo à prática da compostagem doméstica.

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 17 a 23 de outubro

Veja a programação para Brasília

Edição: Paula Oliveira e Vannildo Mendes