18/10/2016 às 09:26, atualizado em 18/10/2016 às 10:32

Mutirão da Cidadania vai a Samambaia Norte no sábado (22)

Das 9 às 17 horas, programação no Centro de Ensino Fundamental 411 inclui oferta de serviços públicos, brincadeiras, esporte e cultura

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

O Centro de Ensino Fundamental 411, em Samambaia Norte, vai sediar o Mutirão da Cidadania no sábado (22), das 9 às 17 horas. Ao longo do dia, serão oferecidos gratuitamente à população serviços públicos essenciais e divulgadas informações de incentivo à atuação cidadã consciente.

Estão previstos, por exemplo, atendimentos de consulta médica e odontológica, orientação jurídica e psicológica a pessoas carentes desses serviços. Também será facilitado o acesso direto a órgãos como Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Trânsito (Detran), Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Conselho Tutelar e Defensoria Pública.

[Olho texto=”O objetivo é beneficiar a comunidade com grande variedade de serviços e informações que favoreçam e incentivem o exercício da cidadania.” assinatura=”Marcelo Lima, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o êxito do mutirão, foram firmadas parcerias com entes governamentais e da iniciativa privada. De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima, a ideia é promover um evento enriquecedor para a população, tratando de empreendedorismo, prevenção às drogas, finanças pessoais e ecologia, além de oferecer atividades de lazer, esporte e cultura aos participantes.

O objetivo do mutirão, segundo Lima, é “beneficiar a comunidade escolhida com uma grande variedade de serviços e informações que favoreçam e incentivem o exercício da cidadania”.

Entre os destaques da programação prevista para o período da manhã, a peça teatral Aprendendo a dizer não usa fantoches para alertar a criançada contra o risco das drogas. Haverá também palestra de orientação sobre utilização racional da água e uma oficina sobre gestão de resíduos, com ênfase na reciclagem.

Para o período da tarde estão programadas atrações musicais, exposição de helicópteros e curso de desenho expandido.

Mutirão da Cidadania em Samambaia
9 horas Abertura com a banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF
9h45 Teatro de fantoches – “Aprendendo a dizer não”
10 horas Cia de Dança Over Blass (hip hop)
10h30 Palestra sobre finanças pessoais
10h45 Orientação de empreendedorismo (Sebrae)
11 horas Orientação sobre uso racional da água e oficina de gestão de resíduos, com ênfase na reciclagem
14 horas Oficina de desenho expandido
14h30 Exposição de helicópteros
15 horas Enio Lima e Gustavo Neto (dupla sertaneja)
16 horas Rodrigo Bezerra (jazz/MPB)
16h30 Orlando Ribeiro (MPB)
17 horas Teatro de fantoches – Aprendendo a dizer não