18/10/2016 às 10:41, atualizado em 18/10/2016 às 11:03

Seminário avalia Plano Distrital de Enfrentamento ao Tráfico Humano

Evento com 70 vagas ocorrerá em 10 e 11 de novembro, na Escola de Governo do DF. O prazo para se inscrever se encerra em 4 de novembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Interessados em participar do Seminário de Avaliação da Política e Plano Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas têm até 4 de novembro (sexta-feira) para se inscrever gratuitamente. São 70 vagas para o encontro que ocorrerá em 10 e 11 de novembro, das 8h30 às 18 horas, no auditório da Escola de Governo do DF. O objetivo da Secretaria de Justiça e Cidadania é medir o alcance dos resultados do plano de ação, avaliar a efetividade dos princípios e das metas propostas, além de colher sugestões de profissionais da área e pessoas envolvidas com serviços diretos e indiretos de atenção ao migrante, ao refugiado e às vítimas de tráfico humano.

A Diretoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante e Refugiado, da Subsecretaria de Justiça e Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas, desenvolve a política de enfrentamento ao tráfico de pessoas no âmbito do Distrito Federal e do Entorno, conforme prevê o Decreto nº 36.178, de 23 de dezembro de 2014.

[Numeralha titulo_grande=”39″ texto=”Quantidade de supostas vítimas do tráfico de pessoas no Distrito Federal identificadas de janeiro de 2012 a agosto de 2015.” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na programação, está prevista para o primeiro dia a participação de um representante do Ministério da Justiça para falar sobre a importância do plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas e seus avanços e desafios. Além disso, o doutor em direitos humanos Hédel Torres falará sobre o marco legal de combate ao tráfico de pessoas, aprovado pelo Senado em setembro deste ano. Haverá, ainda, a participação de palestrantes da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e da Secretaria de Justiça. O público debaterá, em grupos de trabalhos, sobre prevenção, atenção às vítimas e repressão.

O segundo dia do encontro será para avaliar as conclusões dos participantes e apresentar o relatório final do seminário. “Faremos uma crítica construtiva sobre esse período de quase dois anos de atuação do Plano Distrital e apontaremos diretrizes de aperfeiçoamento dos trabalhos”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.

Combate ao tráfico de pessoas no Distrito Federal

O tráfico humano é caracterizado pela exploração sexual, pelo trabalho escravo, pela venda de órgãos, entre outras violações contra os direitos humanos. Brasília conta com o Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O colegiado é coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania.

Canais de denúncia
Disque 100
Ligue 180

De acordo com dados da pasta, pelo menos 39 ocorrências foram identificadas como supostas vítimas do tráfico de pessoas no Distrito Federal de janeiro de 2012 a agosto de 2015. O número de vítimas em todo o mundo chega a 20 milhões de pessoas por ano e movimenta US$ 32 bilhões. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU). As denúncias de casos suspeitos podem ser encaminhadas pelos canais do Disque 100 e do Ligue 180.

Seminário de Avaliação da Política e Plano Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

10 e 11 de novembro (quinta e sexta-feira)

Das 8h30 às 18 horas

No auditório da Escola de Governo do DF (SGON Área Especial nº 1, Quadra 1)

Inscrições até 4 de novembro (sexta-feira) pelo site do seminário